O presente trabalho apresenta uma investigação que visa saber quais concepções de leitura e de formação do leitor orientam diretrizes e propostas curriculares da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Assim, os objetivos que o norteiam são: verificar o conceito de leitura, leitor e formação do leitor nos documentos norteadores e no exame nacional de avaliação da EJA; fazer uma análise desses conceitos e como eles estão presentes nos documentos; e problematizar o papel desses documentos no que diz respeito à formação de leitores jovens e adultos trabalhadores. Para tanto, parte-se de orientações da pesquisa qualitativa, bibliográfica e de análise de conteúdo, para analisar alguns documentos e uma prova nacional da EJA: o Parecer 11/2000, sobre as Diretrizes Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, a Proposta Curricular de 2º segmento, volume 1 e volume 2 e as provas de 2017 de Ensino Fundamental e Médio do Exame Nacional de Certificação de Competências da Educação de Jovens e Adultos – ENCCEJA. Como principais resultados destaca-se que há um discurso sobre leitura que permeia todos os dcumentos e a avaliação analisados, no entanto, não existe uma preocupação consistente com a formação de leitores críticos, já que eles baseiam-se no desenvolvimento de habilidades e competências, dando à leitura um caráter funcional e colocando-a a serviço das exigências feitas pelo mundo do trabalho.