REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Escola sociointeracionista : a interação social e o processo de mediação como instrumento potencializador na avaliação da aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Santaiana , Rochele da Silva
dc.contributor.author Cristofari, Anna Laura Kerkhoff
dc.date.accessioned 2021-03-30T12:34:21Z
dc.date.available 2021-03-30T12:34:21Z
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1146
dc.description.abstract A presente pesquisa se trata de um Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia e procura entender como são organizadas as práticas avaliativas de uma escola sociointeracionista. Considerando esse objetivo da investigação, foi necessário entender os caminhos metodológicos da Instituição de ensino, fazendo uma revisão bibliográfica sobre Lev Vygotsky e a teoria da aprendizagem com enfoque social na Educação Infantil. Foi evidenciado que o processo de ensino é transmitido por meio da mediação docente, possibilitando maneiras facilitadores para avaliar, tanto o desenvolvimento dos alunos, quanto o trabalho dos docentes. Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa no campo das Ciências Humanas, sendo adotado como instrumentos de coleta de dados, questionários que foram enviados via e-mail para três professoras que integram o corpo docente da escola privada que adota a perspectiva sociointeracionista. A Análise das respostas demonstrou que a escola valoriza o brincar como instrumento de aprendizagem e a interação social como fonte principal da construção dos sujeitos, auxiliando no processo de avaliação. Conclui-se que a instituição promove espaços de formação continuada para que os professores possam refletir sobre as propostas pedagógicas desenvolvidas e que a avaliação é feita diariamente, através das observações, de forma contínua por este modo os planejamentos são construídos com um embasamento reflexivo sobre cada criança, e que é necessário entender o tempo e o espaço de aprendizagem.
dc.language.iso 210310s2020####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Aprendizagem
dc.subject Sócio-interacionismo
dc.subject Avaliação
dc.subject Educação infantil
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Escola sociointeracionista : a interação social e o processo de mediação como instrumento potencializador na avaliação da aprendizagem
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M373.2


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples