REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Autismo na educação infantil: desafios e possibilidades encontrados na sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Lima, Edilma Machado de
dc.contributor.author Gomes, Aline da Silva
dc.date.accessioned 2021-03-30T18:09:08Z
dc.date.available 2021-03-30T18:09:08Z
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1153
dc.description.abstract O presente trabalho trata sobre o Autismo na Educação Infantil: desafios e possibilidades encontrados na sala de aula. Tivemos como objetivo geral analisar como se dá a inclusão de um aluno com TEA na Educação Infantil de uma escola particular do município de Alegrete. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e o estudo de caso como método. Os instrumentos utilizados foram a observação com registro em diário de bordo e uma entrevista semiestruturada com as professoras das duas turmas em que o aluno frequentou e com a sua mãe. Para analisar os dados, elegemos a análise de conteúdo e a técnica da triangulação. Concluímos que foi possível observar nesse período o quanto o aluno pôde vivenciar diferentes experiências, aprender, interagir, avançar e superar barreiras em seu desenvolvimento integral. Por isso, é preciso enfatizar o papel extremamente importante da Educação Infantil e da Educação Especial em uma perspectiva inclusiva para a consolidação de uma educação de qualidade para todos os cidadãos.
dc.language.iso 210322s2020####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Inclusão - Educação
dc.subject Educação infantil - Desenvolvimento
dc.subject Autismo
dc.subject Desenvolvimento
dc.subject Inclusão - Deficientes
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Autismo na educação infantil: desafios e possibilidades encontrados na sala de aula
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples