Resumo:
A Rede de Educação Ambiental do município de Campo Bom é apresentada como uma Política
Pública do Plano Municipal de Educação (PME). Através da Estratégia 21.1, da Meta 21 do
PME, fica estabelecido “manter e garantir Rede de Educação Ambiental no Município, com,
no mínimo, um representante por Unidade Escolar”, ponto de partida no caminho a ser
percorrido por esta pesquisa. Buscou-se compreender a relação com o lugar como vetor de
Educação Ambiental, a partir da interlocução com a Rede de Educação Ambiental (EA), na
perspectiva de escolas e suas localidades, no município de Campo Bom/ RS, abrangendo 3
escolas públicas da Educação Infantil e suas localidades. Foram apresentados os dispositivos
legais que garantem a Educação Ambiental, Políticas Públicas nacionais e políticas municipais
relacionadas. Verificou-se as ações locais associadas a garantir a efetivação dessas políticas,
tomando como base a Meta 21 do PME, assim como, foram acompanhadas as ações da Rede
de EA ao longo do ano de 2019. Objetivou-se, compreender as práticas escolares e como os
participantes percebem o lugar em que estão inseridos, assim como, mapear aspectos da
percepção ambiental dos distintos espaços e como os envolvidos da comunidade estabelecem
uma relação com o lugar. Foram feitas visitas aos espaços escolares, com conversas informais,
entrevistas abertas e observação participante com registros em diário de campo e categorizadas
a partir de palavras-chave que serviram como organizadoras a partir de cada relato feito em
diário de campo. A análise se deu a partir de minhas percepções acerca do campo, em diálogo
com outras pesquisas, pesquisadores e demais reflexões teóricas. A pesquisa permitiu conhecer
a história da Rede de EA apontando uma série de envolvidos (pessoas, instituições, lugares,
coisas...) conectados por sentidos produzidos e compartilhados. Foi possível perceber o que os
profissionais das escolas concebem enquanto Educação Ambiental e a necessidade de
valorização das práticas para que possam ser potencializadas. Em cada espaço escolar foram
encontradas características muito singulares manifestando a EA, que podem ter influência a
partir dos atores envolvidos, quem e como cada lugar foi se constituindo com o tempo, a história
e percepções de cada pessoa.