REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: : percepções, obstáculos e novas possibilidades metodológicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Lima, Edilma Machado de
dc.contributor.author Brasil, Danisia Silvana Carvalho
dc.date.accessioned 2021-04-12T13:39:15Z
dc.date.available 2021-04-12T13:39:15Z
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1223
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos alunos do 5o ano do Ensino Fundamental em relação ao Ensino de Matemática. Participaram como colaboradores deste estudo 15 alunos do Ensino Fundamental, estudantes de uma escola municipal de Alegrete – RS. Todos participaram da análise observacional realizada durante os estágios supervisionados e 6 responderam um questionário com cinco questões, sendo quatro abertas e uma fechada. O estudo foi de caráter qualitativo e o método adotado foi o estudo de caso. Os dados coletados destacam os seguintes resultados: a Matemática é vista como um conjunto de cálculos e fórmulas de difícil compreensão, representando noções de quantidade; o uso exclusivo de aulas expositivas se apresenta como um agravante na aprendizagem em Matemática; há uma relevante necessidade de métodos diferenciados no processo de ensino e aprendizagem deste componente curricular; e a exclusão digital se configura como um problema notável diante do ensino remoto. Em suma, concluiu-se que os conceitos matemáticos são alicerçados sequencialmente, fazendo necessária a construção de uma base sólida nos anos iniciais para a prevenção de defasagens futuras.
dc.language.iso 210310s2020####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Ensino aprendizagem
dc.subject Ensino de matemática
dc.subject Ensino fundamental
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: : percepções, obstáculos e novas possibilidades metodológicas
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.47


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples