dc.contributor.advisor |
Lima, Edilma Machado de |
|
dc.contributor.author |
Brasil, Danisia Silvana Carvalho |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-12T13:39:15Z |
|
dc.date.available |
2021-04-12T13:39:15Z |
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.date.submitted |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1223 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos alunos do 5o ano do Ensino Fundamental em relação ao Ensino de Matemática. Participaram como colaboradores deste estudo 15 alunos do Ensino Fundamental, estudantes de uma escola municipal de Alegrete – RS. Todos participaram da análise observacional realizada durante os estágios supervisionados e 6 responderam um questionário com cinco questões, sendo quatro abertas e uma fechada. O estudo foi de caráter qualitativo e o método adotado foi o estudo de caso. Os dados coletados destacam os seguintes resultados: a Matemática é vista como um conjunto de cálculos e fórmulas de difícil compreensão, representando noções de quantidade; o uso exclusivo de aulas expositivas se apresenta como um agravante na aprendizagem em Matemática; há uma relevante necessidade de métodos diferenciados no processo de ensino e aprendizagem deste componente curricular; e a exclusão digital se configura como um problema notável diante do ensino remoto. Em suma, concluiu-se que os conceitos matemáticos são alicerçados sequencialmente, fazendo necessária a construção de uma base sólida nos anos iniciais para a prevenção de defasagens futuras. |
|
dc.language.iso |
210310s2020####bl#a###fr###########por#d |
|
dc.subject |
Ensino aprendizagem |
|
dc.subject |
Ensino de matemática |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Ensino fundamental |
|
dc.title |
Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: : percepções, obstáculos e novas possibilidades metodológicas |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M372.47 |
|