dc.description.abstract |
No presente Trabalho de Conclusão de Curso foi abordado os desafios e as possibilidades de ensino e aprendizagem de alunos com altas habilidades/super dotação (AH/SD), com ênfase na Educação Inclusiva. Importante mencionar que a fase final desse estudo se deu no início da pandemia causada pelo novo Coronavírus o que nos fez repensarmos e modificarmos seu encaminhamento. Tivemos como objetivo final investigar como o processo de inclusão dos educandos com AH/SD ocorre no âmbito escolar. O estado do conhecimento, presente em um dos capítulos, nos deu uma noção do que já havia sido produzido sobre essa temática. A investigação foi de cunho qualitativo exploratório, e como método adotamos o estudo de caso, utilizou-se como instrumento o questionário semiestruturado aplicado a professores do Ensino Básico. Podemos concluir ao final desse estudo que ainda falta mais preparo da instituição escolar para a inclusão de alunos com AH/SD em uma escola regular. Agora nesse período em que tivemos que nos readequarmos para dar continuidade a escolarização de nossos(as) alunos(as), percebemos que os/as com deficiência, ainda continuam sendo prejudicadas em termos de atendimento às suas especificidades, pois se presencialmente ainda não havíamos alcançado esse objetivo, agora, portanto se tornou muito mais complexo. |
|