REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Transbordamento da escola: uma análise sobre as funções dessa instituição na perspectiva de professores de uma escola pública do município de Alegrete/RS

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dc.contributor.advisor Santaiana, Rochele da Silva
dc.contributor.author Ferreira, Maírton De Lima
dc.date.accessioned 2021-04-13T17:36:50Z
dc.date.available 2021-04-13T17:36:50Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1234
dc.description.abstract Esta pesquisa integra a Conclusão de Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. O tema central é o transbordamento da escola na sociedade contemporânea e se justifica por entender que as instituições escolares vêm desempenhando diversas funções sociais que, ao longo do tempo, são atribuídas a elas como sendo de sua responsabilidade. Esse processo, conhecido como alargamento das funções da escola, tem sido percebido e decorrente por meio da inserção nas escolas de diversos projetos e programas do governo desenvolvidos com o intuito de resolver os problemas sociais presentes no contexto de vida dos alunos e de suas comunidades. O estudo teve como problema central: de que forma o transbordamento das funções da escola pode constituir dificuldades para essa instituição definir suas prioridades nos processos pedagógicos de ensino e aprendizagem? Para sustentação teórica, houve a interlocução com autores como Nóvoa (2009), Lockmann e Traversini (2017), e Libâneo (2012). A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa com uma revisão bibliográfica, e ainda foram aplicados questionários com os docentes de uma mesma escola da rede municipal de ensino de Alegrete/RS. Por meio da análise das respostas dos docentes, foi possível conhecer a perspectiva deles sobre as funções da escola, as formas que essa instituição as vem cumprindo e, além disso, interessou à pesquisa entender a forma como os docentes percebem o transbordamento da escola. Destaca-se como resultado desta pesquisa que, para os professores, a escola possui a função de construção do conhecimento em conjunto com a socialização e a preparação para a vida em sociedade, embora reconheçam que essa instituição desempenha diversas funções que parecem ultrapassar o social e se voltar ao assistencial. Constatou-se também que a escola vem desenvolvendo diversos programas sociais em parceria com outras instituições, e que isso interfere nas práticas educativas e, para os docentes, podem causar um alargamento de suas funções. Contudo, as implicações do transbordamento das funções da escola são percebidas apenas por uma parte dos professores, enquanto outros afirmaram que esse processo não interfere em suas ações pedagógicas. Considera-se, ao final do estudo, que enquanto a escola estiver enfrentando esse processo de transbordamento, se deslocando do educacional para o social, encontrará dificuldades em redefinir suas prioridades e adequar suas práticas às necessidades e interesses dos alunos da contemporaneidade.
dc.language.iso 210308s2021####bl#####fr###########por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Currículo
dc.subject Escola - Papel social
dc.subject Escola - Função
dc.title Transbordamento da escola: uma análise sobre as funções dessa instituição na perspectiva de professores de uma escola pública do município de Alegrete/RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.014.53


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