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O presente trabalho Bullying no Espaço Escolar: um desafio contemporâneo para a comunidade escolar, teve como objetivo geral analisar, a partir da literatura existente, o fenômeno bullying nesses espaços. Esse tema vem sendo muito discutido internacionalmente e é motivo de preocupação por parte de governos e
instituições. Assim em nossas discussões apontadas no texto destacam-se algumas
pesquisas realizadas, legislação brasileira e Programas anti-bullying e anti-cyberbullying a partir dos estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS,) Abramovay e Rua (2000), Santos e Grossi (2008), Organização das Nações Unidas
para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO (2017; 2019), Fante (2005), Ristum (2010), Organizações das Nações Unidas (ONU) (2002; 2005) Pollack (2000) e Lopes Neto (2007), dentre outros. O estudo se configura como uma abordagem qualitativa, de estudo bibliográfico-documental, de algumas Leis, livros e de artigos, teses e dissertações encontradas na internet que versam sobre a temática. Conclui-se, a partir da análise realizada com base na literatura a que tivemos acesso, que ainda temos muito que caminhar em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. Que respeite o outro, as diferenças, que possamos praticar, enquanto sociedade, de forma sistemática a empatia, que as famílias possam receber melhores condições de vida para poder mostrar também bons exemplos de união e caráter aos seus filhos. Que possamos ser mais tolerantes, que as instituições escolares cumpram o seu papel social que é o de educar e em parceria possam proteger nossas crianças e
adolescentes. Entendemos que todos esses aspectos elencados podem contribuir para o desenvolvimento dessa sociedade que buscamos e para uma cultura de paz. |
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