REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Os desafios e as possibilidades do ensino remoto: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegretes/RS.

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dc.contributor.advisor Clesar, Caroline Tavares de Souza
dc.contributor.author Alfaro, Lisandra da Trindade
dc.date.accessioned 2021-06-15T20:36:05Z
dc.date.available 2021-06-15T20:36:05Z
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1368
dc.description.abstract As Tecnologias Digitais (TD) são ferramentas que contemplam o desenvolvimento do cotidiano pedagógico, juntamente aos processos de ensino e de aprendizagem, e vem provocando muitas discussões. Quando pensamos em cursos de formação de professores, as discussões se tornam ainda mais minuciosas, pois é nesta etapa que o futuro profissional precisa agregar conhecimentos respectivos a diversas práticas metodológicas. Portanto, um dos caminhos percorridos neste trabalho aborda a formação inicial como uma etapa essencial na concepção das Tecnologias Digitais como propostas pedagógicas. Se a necessidade da inserção das Tecnologias Digitais dentro do campo da educação já vinha sendo discutido e reafirmado ao longo das últimas décadas, essa necessidade se tornou ainda mais significativa ao longo do último ano, em virtude do distanciamento social oriundo da pandemia provocada pela COVID-19. Devido à impossibilidade de estarmos numa mesma sala de aula, instituições de ensino do mundo inteiro passaram a adaptar seus planejamentos do presencial para o on-line, surgindo o que se denomina como Ensino Remoto Emergencial (ERE). Com a chegada do Ensino Remoto Emergencial muitas indagações foram feitas, potencializando a capacidade dos professores de se adaptarem e se reinventarem. Diante disso, o presente estudo buscou investigar como está acontecendo o ERE e quais desafios e possibilidades ele está apontado no meio educacional. Dentre os referenciais teóricos utilizados, destacam-se: Lévy (1999), Freire (1996) e Nóvoa (1995). A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo, aliada ao estudo de caso envolvendo professores convidados de escolas públicas e privadas que atuam nos anos iniciais no município de Alegrete/RS. A coleta de dados foi realizada em três etapas, sendo elas o estado do conhecimento, a aplicação de um questionário on-line e a realização de entrevistas on-line. A partir do estado do conhecimento foi possível constatar que as Tecnologias Digitais ainda não estão sendo exploradas de forma transversal em muitos cursos de formação inicial de professores, não preparando os futuros profissionais para utilizarem com propriedade os recursos que as Tecnologias Digitais possibilitam. Destacamos como principais resultados dessa pesquisa que a falta de uma formação inicial adequada acerca das TD está refletindo na habilidade de explorar plataformas on-line durante este período de ERE. Também identificamos que no município de Alegrete existe uma grande defasagem na infraestrutura das escolas de rede pública, bem como a falta de recursos da comunidade escolar dessa rede de ensino, que tem impossibilitado a realização integral do ERE por meio de plataformas e recursos on-line. Portanto, mesmo que as matrizes curriculares dos cursos de formação inicial passem por uma reformulação, ainda assim é preciso discutir a importância de políticas públicas que garantam o acesso à Internet e dispositivos tecnológicos a todas as escolas, para que os professores possam desenvolver práticas pedagógicas aliadas às TD. A educação escolar, sendo um espaço social, precisa estar em constante processo de mudança verificando as variações que a sociedade vive, preparando os alunos para desempenhar suas funções enquanto cidadãos.
dc.language.iso 210319s2020####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Tecnologia educacional
dc.subject Formação de professores
dc.subject Pedagogia
dc.subject Ensino à distância
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Os desafios e as possibilidades do ensino remoto: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegretes/RS.
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.018.43


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