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A família e a escola são grupos sociais com os quais as crianças criam vínculos afetivos e
se desenvolvem socialmente. É na família onde ocorrem as primeiras e principais interações sociais da criança, onde se iniciam a aprendizagem de conceitos, regras e práticas culturais que fundamentam os processos de socialização dos indivíduos, sendo considerada a primeira fonte de informação para a criança. A Escola é o segundo contexto que a maioria das crianças frequentam regularmente, representando um espaço de convívio social onde são construídas, principalmente, as interações com os pares e os professores. A família e a escola são bases de sustentação para o desenvolvimento do escolar, e quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do indivíduo. Assim, o objetivo geral deste estudo foi identificar de que forma ocorre a participação das famílias de escolares do terceiro ano do ensino fundamental junto à escola. O estudo foi de campo com abordagem qualitativa, fazendo uso da observação não participante e de entrevistas semiestruturadas para coleta dos dados. Constatou-se que a participação ativa da família no ambiente escolar promove conforto e segurança para as crianças, além disso, a equipe diretiva sente-se da mesma maneira, pois os procedimentos pedagógicos realizados, abordarão questões que a própria família sugere, a fim de auxiliar seus filhos a obterem êxito e sucesso escolar. Nem todas as famílias são participativas, por distintas razões. Conclui-se que esses dois grupos sociais necessitam um do outro, que a família deve se
corresponsabilizar pela educação das crianças, não depositando toda a responsabilidade na escola. É dever dos familiares realizarem um acompanhamento de seus filhos durante toda a vida escolar dos mesmos. |
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