REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O corpo como recurso didático no ensino da música: uma proposição teórico-prático para ensino da música

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Pacheco, Eduardo Guedes
dc.contributor.author Bemvegnu, Kamila Nunes
dc.date.accessioned 2021-08-04T13:44:05Z
dc.date.available
dc.date.issued 2019
dc.date.submitted 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1546
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta uma proposição teórico-prático para o ensino da música, utilizando do corpo como ferramenta para o ensino. Apesar de servir às diferentes áreas como um recurso de explanação ou exercício de conceitos, a música como Arte não era devidamente explorada. Foi a partir das propostas pedagógicas de Dalcroze, que influenciou outros educadores musicais, que o ensino musical tomou uma nova dimensão, sendo vista como algo natural ao ser humano e, por isso, passível de ser compreendida e experimentada - especialmente nos movimentos corporais. O corpo seria o ponto-chave na educação musical, pois através dele recebemos os estímulos musicais - escuta, exercitamos as teorias - pulso, medidas, tempo, e criamos - reprodução/improvisação; servindo não apenas como instrumento musical, mas também como elemento que nos leva a um melhor uso de instrumentos e ferramentas musicais – inclusive instrumentos feitos de materiais alternativos, pois tudo parte do movimento corporal. Assim, a partir de experiências já vividas no ensino da música, durante o estágio, onde foi constatada a falta de vivência dos alunos sobre a música, também a falta de estrutura e de instrumentos na rede pública de ensino, buscou-se compreender como o corpo e seus movimentos podem ser o recurso central no ensino musical; tudo isso em consonância com metodologias ativas já estudadas, como as de Dalcroze, Willems, Orff e Ciavatta.
dc.language.iso 210407#2019####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Corpo
dc.subject Ensino de música
dc.subject Educação musical
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Metodologia Ativa
dc.title O corpo como recurso didático no ensino da música: uma proposição teórico-prático para ensino da música
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M78


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples