Resumo:
O presente trabalho apresenta uma proposição teórico-prático para o ensino da música, utilizando do corpo como ferramenta para o ensino. Apesar de servir às diferentes áreas como um recurso de explanação ou exercício de conceitos, a música como Arte não era devidamente explorada. Foi a partir das propostas pedagógicas de Dalcroze, que influenciou outros educadores musicais, que o ensino musical tomou uma nova dimensão, sendo vista como algo natural ao ser humano e, por isso, passível de ser compreendida e experimentada - especialmente nos movimentos corporais. O corpo seria o ponto-chave na educação musical, pois através dele recebemos os estímulos musicais - escuta, exercitamos as teorias - pulso, medidas, tempo, e criamos - reprodução/improvisação; servindo não apenas como instrumento musical, mas também como elemento que nos leva a um melhor uso de instrumentos e ferramentas musicais – inclusive instrumentos feitos de materiais alternativos, pois tudo parte do movimento corporal. Assim, a partir de experiências já vividas no ensino da música, durante o estágio, onde foi constatada a falta de vivência dos alunos sobre a música, também a falta de estrutura e de instrumentos na rede pública de ensino, buscou-se compreender como o corpo e seus movimentos podem ser o recurso central no ensino musical; tudo isso em consonância com metodologias ativas já estudadas, como as de Dalcroze, Willems, Orff e Ciavatta.