REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O pedagogo escolar e sua função supervisora no âmbito das escolas públicas: abrangências e desafios de sua gestão pedagógica

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Da Pieve, Maria da Graça Prediger
dc.contributor.author Silva, Ana Clara Dias Ferreira
dc.date.accessioned 2021-08-04T14:57:44Z
dc.date.available
dc.date.issued 2018
dc.date.submitted 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1559
dc.description.abstract A presente pesquisa “O pedagogo escolar e sua função supervisora no âmbito das escolas públicas: abrangência e desafios de sua gestão pedagógica", teve como motivação o surgimento do interesse em conhecer e compreender o amplo campo de atuação do pedagogo, dentre eles, a função supervisora exercida em escolas e dessa forma, estar colaborando para a produção de conhecimento científico na área. De acordo com a legislação da educação atual, a formação em Pedagogia permite exercer a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em cursos de formação de professores em nível médio e na área de serviços e apoio escolar, como também, em qualquer outra área, escolar ou não escolar, na qual seja previsto conhecimentos pedagógicos. Dessa forma, o Curso de Pedagogia forma hoje, o pedagogo não mais fragmentado em diversas habilitações, e sim, o pedagogo unitário, preparado para atuar nas escolas nas diferentes etapas da Educação Básica e em outros campos de atuação, como empresas, órgãos públicos, sindicatos, hospitais, etc. Objetiva verificar a abrangência de suas ações e os desafios do pedagogo enquanto Supervisor Escolar no âmbito das escolas públicas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e de campo, tendo como instrumento um questionário aplicado a dez (10) pedagogos ou especialistas, que desenvolvem suas atividades na função de supervisor escolar, independente do sistema a qual pertencem ou do nível no qual atuam. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho são a legislação educacional vigente, Alarcão (2000), Almeida e Soares (2012), Rangel (2009,2010, 2011), Pimenta (2011), Libâneo (2002, 2013) dentre outros de igual importância. Concluiu-se que há poucos "pedagogos" exercendo a função de supervisão nas escolas, sendo a maioria, especialistas na área e que urge reconstruir a identidade do pedagogo tão marcada historicamente à especificidade docente de sala de aula. Os dados coletados em campo apresentam sinais de uma concepção ampliada de supervisão, mas, ao mesmo tempo percebe-se resquícios de uma concepção fiscalizadora de supervisão. No cotidiano das Escolas públicas, o supervisor encontra desafios e se depara com parcos recursos materiais e humanos, com profissionais desmotivados e desvalorizados, com professores física e psicologicamente doentes, transferências, desistências e também resistências. Porém, é visível que resistem, buscam, se dedicam e incentivam não só os professores, mas também os acadêmicos, que fazem da escola, um lugar de formação.
dc.language.iso 200713#2018####bl##################por##
dc.subject Educação
dc.subject Supervisão escolar
dc.subject Escolas públicas
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Pedagogo
dc.title O pedagogo escolar e sua função supervisora no âmbito das escolas públicas: abrangências e desafios de sua gestão pedagógica
dc.type Arquivo digital
local.degree.date Unidade em Cruz Alta
local.degree.grantor Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
local.description.areasdoconhecimento M371.213.3


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples