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A presente pesquisa “O pedagogo escolar e sua função supervisora no âmbito das escolas públicas: abrangência e desafios de sua gestão pedagógica", teve como motivação o surgimento do interesse em conhecer e compreender o amplo campo de atuação do pedagogo, dentre eles, a função supervisora exercida em escolas e dessa forma, estar colaborando para a produção de conhecimento científico na área. De acordo com a legislação da educação atual, a formação em Pedagogia permite exercer a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em cursos de formação de professores em nível médio e na área de serviços e apoio escolar, como também, em qualquer outra área, escolar ou não escolar, na qual seja previsto conhecimentos pedagógicos. Dessa forma, o Curso de Pedagogia forma hoje, o pedagogo não mais fragmentado em diversas habilitações, e sim, o pedagogo unitário, preparado para atuar nas escolas nas diferentes etapas da Educação Básica e em outros campos de atuação, como empresas, órgãos públicos, sindicatos, hospitais, etc. Objetiva verificar a abrangência de suas ações e os desafios do pedagogo enquanto Supervisor Escolar no âmbito das escolas públicas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e de campo, tendo como instrumento um questionário aplicado a dez (10) pedagogos ou especialistas, que desenvolvem suas atividades na função de supervisor escolar, independente do sistema a qual pertencem ou do nível no qual atuam. Os aportes teóricos que sustentam o trabalho são a legislação educacional vigente, Alarcão (2000), Almeida e Soares (2012), Rangel (2009,2010, 2011), Pimenta (2011), Libâneo (2002, 2013) dentre outros de igual importância. Concluiu-se que há poucos "pedagogos" exercendo a função de supervisão nas escolas, sendo a maioria, especialistas na área e que urge reconstruir a identidade do pedagogo tão marcada historicamente à especificidade docente de sala de aula. Os dados coletados em campo apresentam sinais de uma concepção ampliada de supervisão, mas, ao mesmo tempo percebe-se resquícios de uma concepção fiscalizadora de supervisão. No cotidiano das Escolas públicas, o supervisor encontra desafios e se depara com parcos recursos materiais e humanos, com profissionais desmotivados e desvalorizados, com professores física e psicologicamente doentes, transferências, desistências e também resistências. Porém, é visível que resistem, buscam, se dedicam e incentivam não só os professores, mas também os acadêmicos, que fazem da escola, um lugar de formação. |
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