A questão da vulnerabilidade infanto-juvenil adquiriu maior profundidade durante a pandemia no mundo e no Brasil. Apesar do extenso histórico dos fatores e das condições de produção da vulnerabilidade no Brasil afetando ...
O interesse pelo tema surgiu inicialmente a partir de experiência própria com a prática de narrar histórias em turmas de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As histórias literárias, em espaço ...
A educação ambiental na sociedade é urgente diante do aquecimento global e as graves consequências.Com o desenvolvimento econômico e tecnológico em alta durante no século XX, os países mais desenvolvidos estão passando por ...
O presente trabalho de conclusão intitulado “Arte na escola: uma análise a partir dos documentos que norteiam a Educação Infantil” foi realizado durante o ano de 2021. Trata-se de uma pesquisa documental de cunho qualitativo, ...
Ao refletir sobre os processos de ensino e de aprendizagem das mais variadas áreas do
conhecimento, assim como a Matemática, tanto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
como na Educação Básica de um modo geral, atualmente ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso “Educação infantil em tempos de
pandemia: análise de experiências no formato remoto”, objetivou analisar
experiências remotas organizadas na Educação Infantil, no contexto da ...
A temática que se refere aos Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) tem importância significativa nos debates acadêmicos, pois hoje muitas crianças vêm sendo diagnosticadas com TGD, sendo que em muitos casos, o ...
O presente trabalho de conclusão de curso investiga “o processo de alfabetização
de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade:
concepções e práticas pedagógicas” em escolas públicas do Município ...
Estudos e pesquisas no campo da Educação Infantil devem abranger discussões acerca da educação inclusiva que respeite e contemple a diversidade de sujeitos que fazem parte da sociedade contemporânea. Nesse viés, recortando ...
O presente trabalho intitulado “A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil através da música: um olhar a partir da BNCC” buscou investigar como a música pode ser utilizada para a ...
A pesquisa “Educação não escolar: ampliando as possibilidades de atuação do Pedagogo" objetivou discutir, a partir de elementos teóricos e de campo, as possibilidades de atuação do pedagogo, as ações e desafios, em contextos ...
O Ensino direcionado à aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) torna-se particularmente desafiador nos dias atuais, dadas às dificuldades de interação social e comunicação que estes alunos apresentam. ...
O presente trabalho é resultante de uma pesquisa e análise dos TCCs publicados
nos últimos quatro anos (2017, 2018, 2019 e 2020), em formato digital do curso de
Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul da ...
A presente pesquisa “a construção da autonomia na educação infantil: uma análise dos documentos curriculares nacionais a partir da concepção interacionista" objetivou verificar e analisar se os documentos curriculares ...
A presente pesquisa versa sobre “o desenvolvimento de componentes socioemocionais como forma de prevenção ao bullying na escola: uma análise das competências gerais da BNCC". Teve como objetivo geral analisar se a Base ...
O presente trabalho investiga a influência da Função Simbólica na construção do letramento em turma de Primeiro ano do Ensino Fundamental. A hipótese interroga se a ausência da demanda por trocas simbólicas traz prejuízos ...
A presente investigação intitulada “A utilização de recursos de Tecnologia Assistiva para crianças surdas na escola regular nos Anos Iniciais”, pretendeu analisar quais são os recursos de Tecnologia Assistiva (TA) ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Escola do campo e suas turmas multisseriadas no Ensino Fundamental" teve como objetivo investigar bibliograficamente e documentalmente, se elas são escolas que fazem parte ...
A pesquisa “As competências socioemocionais e a formação integral do estudante: uma análise da BNCC” objetivou analisar as competências gerais da BNCC, explicitando os aspectos socioemocionais propostos como necessários ...
A pesquisa que resultou neste Trabalho de Conclusão de Curso se deu pela necessidade de aprofundar conhecimentos e compreender o aluno enquanto sujeito integral, dotado de corpo, cognição e afeto. O interesse pela temática ...