Resumo:
Esta pesquisa, realizada como Trabalho de Conclusão de Curso, teve como objetivo
principal analisar as práticas de intervenção precoce que estão sendo realizadas em crianças, a partir dos métodos Denver (ESDM) e Análise do Comportamento Aplicada (ABA), bem como, os reflexos dessas intervenções na educação escolar. A pesquisa inseriu-se em uma abordagem qualitativa de investigação tendo como delineamento,
a pesquisa bibliográfica (Gil, 2008). Para a análise, foram selecionados oito artigos, que abordam a temática do Transtorno do Espectro Autista –TEA, em crianças e os métodos de estimulação precoce Denver e ABA. Como resultados, apresenta que as práticas de intervenção, os resultados da aplicação do método e reflexos dos
respectivos modelos, basicamente, seguem os princípios básicos das ciências,
reforçando-as. Conclui, como reflexos na educação apontados pelos autores em suas
pesquisas, a necessidade da formação continuada dos professores em Denver e ABA, um currículo escolar adaptado e o trabalho em conjunto com todos os profissionais envolvidos no processo de aprendizagem da criança. Ainda, apontam para a escassez de bibliografias apropriadas, dificultando o acesso à informação e a falta de
conhecimento dos profissionais da educação, os quais, não conseguem identificar as características de uma criança autista.