A pesquisa interrogou em que medida as oportunidades de expressão das crianças, ofertadas na Educação Infantil, favorecem a expansão da oralidade, a organização do pensamento e o letramento? O objetivo geral da pesquisa foi mapear o conjunto de contextos de expressão oral ofertado às crianças, em duas escolas de Educação Infantil e promover contribuições. A metodologia da pesquisa-ação partiu das entrevistas com as professoras e a seguir organizou-se nos seguintes momentos: mapeamento dos contextos mediante protocolo das observações; desenvolvimento de ações estimuladoras da oralidade; o registro e análise dos resultados. O estudo sustentou-se nas perspectivas das múltiplas infâncias, na diversidade e na interculturalidade e contou com as referências de Friedmann (2020); Piaget, na obra de Seber (2002); Sarmento (2007); Vygotsky (1996), Teberosky (2004) entre outros. Os temas que compuseram a pesquisa têm relação com letramento, jogo simbólico, a escuta sensível, a oralidade a partir de contextos estruturados ou desestruturados, formais e informais, observando a expressão intercultural presente no vocabulário infantil. Os resultados da pesquisa demonstraram que o desenvolvimento da oralidade infantil, pela imitação, é um processo mais lento enquanto que o planejado e ofertado mediante diferentes intencionalidades, em diferentes situações com a mediação do professor, resulta em repercussões positivas na elaboração do pensamento, da linguagem, no letramento e na desenvoltura social e comunicativa e na auto estima das crianças.