REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A influência do professor de educação infantil no desenvolvimento da oralidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Lutz, Armgard
dc.contributor.author Silva, Rosangela da Costa Maidana
dc.date.accessioned 2024-08-08T13:07:16Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3364
dc.description.abstract A pesquisa interrogou em que medida as oportunidades de expressão das crianças, ofertadas na Educação Infantil, favorecem a expansão da oralidade, a organização do pensamento e o letramento? O objetivo geral da pesquisa foi mapear o conjunto de contextos de expressão oral ofertado às crianças, em duas escolas de Educação Infantil e promover contribuições. A metodologia da pesquisa-ação partiu das entrevistas com as professoras e a seguir organizou-se nos seguintes momentos: mapeamento dos contextos mediante protocolo das observações; desenvolvimento de ações estimuladoras da oralidade; o registro e análise dos resultados. O estudo sustentou-se nas perspectivas das múltiplas infâncias, na diversidade e na interculturalidade e contou com as referências de Friedmann (2020); Piaget, na obra de Seber (2002); Sarmento (2007); Vygotsky (1996), Teberosky (2004) entre outros. Os temas que compuseram a pesquisa têm relação com letramento, jogo simbólico, a escuta sensível, a oralidade a partir de contextos estruturados ou desestruturados, formais e informais, observando a expressão intercultural presente no vocabulário infantil. Os resultados da pesquisa demonstraram que o desenvolvimento da oralidade infantil, pela imitação, é um processo mais lento enquanto que o planejado e ofertado mediante diferentes intencionalidades, em diferentes situações com a mediação do professor, resulta em repercussões positivas na elaboração do pensamento, da linguagem, no letramento e na desenvoltura social e comunicativa e na auto estima das crianças.
dc.language.iso 240805s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Oralidade
dc.subject Escuta sensível
dc.title A influência do professor de educação infantil no desenvolvimento da oralidade
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M373.2


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples