Este trabalho tem como objetivo investigar a formação docente para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Cruz Alta - RS. A pesquisa parte da crescente inclusão de alunos com TEA em salas de aula regulares e dos desafios enfrentados pelos
professores na adaptação das práticas pedagógicas para atender a essas necessidades específicas. Através de uma abordagem qualitativa, foram realizadas
pesquisas bibliográficas e de campo, utilizando questionários aplicados a docentes
que atuam diretamente com alunos autistas. Os resultados obtidos destacaram que os entrevistados consideram importante a capacitação docente no processo de inclusão de alunos com TEA em salas de aula. Também consideram importante a
disponibilização de recursos pedagógicos e espaços adequados. Foi observado também que outras ações também contribuem no processo de inclusão, destacando-se a promoção da aceitação e inclusão social entre os colegas e a colaboração das
famílias oferecendo um suporte psicológico. Embora algumas iniciativas estejam em andamento, a inclusão de alunos com TEA nos anos iniciais ainda enfrenta desafios significativos. Investir na formação docente, fortalecer as redes de apoio e adaptar o ambiente escolar são passos essenciais para promover uma educação inclusiva de
qualidade.