| dc.contributor.advisor | Matos, Gilvane Souza de | |
| dc.contributor.author | Silva, Brenda Tirloni da | |
| dc.date.accessioned | 2025-03-11T11:05:22Z | |
| dc.date.available | 2025-03-11T11:05:22Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.date.submitted | 2024 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3691 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo investigar a formação docente para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Cruz Alta - RS. A pesquisa parte da crescente inclusão de alunos com TEA em salas de aula regulares e dos desafios enfrentados pelos professores na adaptação das práticas pedagógicas para atender a essas necessidades específicas. Através de uma abordagem qualitativa, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo, utilizando questionários aplicados a docentes que atuam diretamente com alunos autistas. Os resultados obtidos destacaram que os entrevistados consideram importante a capacitação docente no processo de inclusão de alunos com TEA em salas de aula. Também consideram importante a disponibilização de recursos pedagógicos e espaços adequados. Foi observado também que outras ações também contribuem no processo de inclusão, destacando-se a promoção da aceitação e inclusão social entre os colegas e a colaboração das famílias oferecendo um suporte psicológico. Embora algumas iniciativas estejam em andamento, a inclusão de alunos com TEA nos anos iniciais ainda enfrenta desafios significativos. Investir na formação docente, fortalecer as redes de apoio e adaptar o ambiente escolar são passos essenciais para promover uma educação inclusiva de qualidade. | |
| dc.language.iso | 250310s2024####bl#####fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Educação inclusiva | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Inclusão escolar | |
| dc.subject | Transtorno do Espectro Autista - TEA | |
| dc.subject | Formação docente | |
| dc.title | Formação docente e a inclusão de alunos com TEA nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: dados acerca de uma escola do município de Cruz Alta - RS | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M372.3(816.5) |