REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Formação docente e a inclusão de alunos com TEA nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: dados acerca de uma escola do município de Cruz Alta - RS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Matos, Gilvane Souza de
dc.contributor.author Silva, Brenda Tirloni da
dc.date.accessioned 2025-03-11T11:05:22Z
dc.date.available 2025-03-11T11:05:22Z
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3691
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo investigar a formação docente para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Cruz Alta - RS. A pesquisa parte da crescente inclusão de alunos com TEA em salas de aula regulares e dos desafios enfrentados pelos professores na adaptação das práticas pedagógicas para atender a essas necessidades específicas. Através de uma abordagem qualitativa, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo, utilizando questionários aplicados a docentes que atuam diretamente com alunos autistas. Os resultados obtidos destacaram que os entrevistados consideram importante a capacitação docente no processo de inclusão de alunos com TEA em salas de aula. Também consideram importante a disponibilização de recursos pedagógicos e espaços adequados. Foi observado também que outras ações também contribuem no processo de inclusão, destacando-se a promoção da aceitação e inclusão social entre os colegas e a colaboração das famílias oferecendo um suporte psicológico. Embora algumas iniciativas estejam em andamento, a inclusão de alunos com TEA nos anos iniciais ainda enfrenta desafios significativos. Investir na formação docente, fortalecer as redes de apoio e adaptar o ambiente escolar são passos essenciais para promover uma educação inclusiva de qualidade.
dc.language.iso 250310s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação inclusiva
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Inclusão escolar
dc.subject Transtorno do Espectro Autista - TEA
dc.subject Formação docente
dc.title Formação docente e a inclusão de alunos com TEA nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: dados acerca de uma escola do município de Cruz Alta - RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.3(816.5)


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples