Este trabalho tem como objetivo avaliar o perfil do consumidor de carne e analisar melhorias na produção e distribuição de carne bovina, bem como seu impacto no consumidor final. A indústria de carne bovina tem passado por transformações
significativas, impulsionadas por avanços tecnológicos, preocupações ambientais e
mudanças nos hábitos de consumo. A pesquisa contou com um questionário aplicado a 277 consumidores, no qual foram analisadas suas percepções e
experiências relacionadas ao consumo de carne bovina, como certificações, embalagens, novos cortes e tecnologias de conservação. Os resultados apontaram que a certificação e a rastreabilidade são importantes para garantir a qualidade e a
segurança dos alimentos. Entretanto, alguns consumidores ainda não possuem uma compreensão dos benefícios que estes proporcionam. Em sua maioria, os participantes ainda têm uma preferência maior por carne fresca a granel, embora a aceitação das embalagens a vácuo esteja crescendo, especialmente entre consumidores que valorizam a praticidade e a conservação. Além disso, a pesquisa revelou que higiene e segurança no manuseio do produto, qualidade visual e preço competitivo são os principais fatores que influenciam as decisões de compra. Pretendeu-se, através desta pesquisa, compreender as demandas do mercado consumidor e o papel de melhorias tecnológicas na cadeia produtiva de carnes destacando a importância de combinar estas melhorias com estratégias de
comunicação e educação para promover a aceitação de novas práticas e produtos. O alinhamento entre qualidade, sustentabilidade e tecnologia é essencial para atender às expectativas dos consumidores e fortalecer a competitividade do setor, tanto no mercado interno quanto no internacional.