Resumo:
O presente trabalho de conclusão de curso denominado “Encontros e desencontros entre as DCNEI e a BNCC: análise dos fundamentos pedagógicos e curriculares da Educação Infantil", teve como objetivo geral identificar encontros e desencontros entre as DCNEI e a BNCC, analisando-os a partir de categorias pedagógicas e curriculares presentes nos documentos. Juntamente, como objetivos específicos pretendeu: ampliar conhecimentos sobre a legislação educacional atual para a etapa da Educação Infantil; compreender os fundamentos pedagógicos e curriculares que fundamentam a Educação Infantil contemporaneamente e que estão presentes nos respectivos documentos; identificar nos documentos oficiais supracitados os fundamentos pedagógicos e curriculares, estabelecendo entre eles, encontros e desencontros. Metodologicamente, a pesquisa inseriu-se em uma abordagem qualitativa de investigação, tendo como delineamento, a pesquisa documental. O objeto de estudo foram os documentos curriculares normativos da Educação Infantil: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). A sustentação teórica foi encontrada em Dewey (2011), Fochi (2016), Galvão (1995), Marconi (2003), Bondioli (1998), Rego (1995), as DCNEI e a BNCC (BRASIL, 2009, 2017), bem como outros autores de igual relevância científica. Os resultados alcançados permitiram concluir que a Base Nacional Comum Curricular dialoga e reforça em seus fundamentos pedagógicos em relação as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, avançando, porém, na organização curricular ao estabelecer a centralidade da ação educativa na criança e na sua experiência e campos organizativos dessas experiências.