REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Encontros e desencontros entre as DCNEI e a BNCC: análise dos fundamentos pedagógicos e curriculares da educação infantil

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dc.contributor.advisor Da Pieve, Maria da Graça Prediger
dc.contributor.author Rodrigues, Danielli Pereira
dc.date.accessioned 2024-01-10T11:50:05Z
dc.date.available 2024-01-10T11:50:05Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3091
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso denominado “Encontros e desencontros entre as DCNEI e a BNCC: análise dos fundamentos pedagógicos e curriculares da Educação Infantil", teve como objetivo geral identificar encontros e desencontros entre as DCNEI e a BNCC, analisando-os a partir de categorias pedagógicas e curriculares presentes nos documentos. Juntamente, como objetivos específicos pretendeu: ampliar conhecimentos sobre a legislação educacional atual para a etapa da Educação Infantil; compreender os fundamentos pedagógicos e curriculares que fundamentam a Educação Infantil contemporaneamente e que estão presentes nos respectivos documentos; identificar nos documentos oficiais supracitados os fundamentos pedagógicos e curriculares, estabelecendo entre eles, encontros e desencontros. Metodologicamente, a pesquisa inseriu-se em uma abordagem qualitativa de investigação, tendo como delineamento, a pesquisa documental. O objeto de estudo foram os documentos curriculares normativos da Educação Infantil: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). A sustentação teórica foi encontrada em Dewey (2011), Fochi (2016), Galvão (1995), Marconi (2003), Bondioli (1998), Rego (1995), as DCNEI e a BNCC (BRASIL, 2009, 2017), bem como outros autores de igual relevância científica. Os resultados alcançados permitiram concluir que a Base Nacional Comum Curricular dialoga e reforça em seus fundamentos pedagógicos em relação as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, avançando, porém, na organização curricular ao estabelecer a centralidade da ação educativa na criança e na sua experiência e campos organizativos dessas experiências.
dc.language.iso 240105s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação infantil
dc.subject BNCC
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Legislação - Educação
dc.title Encontros e desencontros entre as DCNEI e a BNCC: análise dos fundamentos pedagógicos e curriculares da educação infantil
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M373.2


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