A inserção da criança com Transtorno do Espectro Autista - TEA nos Anos Iniciais, na rede regular de ensino, representa não apenas um campo de pesquisa por onde ainda há muito a ser realizado. Representa um universo de muitos desafios e possibilidades para pais e/ou responsáveis, para professores e para equipes gestoras. Nesse sentido, o estudo aqui apresentado surge da necessidade de identificar como é discutida a inserção da criança autista nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelas pesquisas realizadas e publicadas no formato de artigo, no portal de periódicos da Capes. A partir deste propósito, optou-se pela realização de um estudo de cunho bibliográfico, em que se considerou como objeto pesquisas sobre a inserção da criança autista nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizadas entre os anos de 2019 a 2023 e publicadas no Portal de Periódicos da Capes. Os dados foram identificados a partir de uma ficha e analisados de forma qualitativa. Desta forma, foi possível verificar que as crianças autistas enfrentam algumas dificuldades para se sentirem acolhidas na rede regular de ensino, pois nem sempre este espaço atende suas especificidades. Verificou-se, também, que mesmo que exista uma legislação que reforça a importância das redes de ensino se prepararem para a inserção da criança autista na escola desde a fase inicial da Educação Básica, as dificuldades encontradas não se restringem apenas as questões estruturais, é preciso que haja mais investimentos na formação de professores e no suporte a essas famílias.