Resumo:
O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta como temática “Proposta de atividades de letramento com o método global Linguístico-Psicolinguístico através do gênero poema”. O objetivo principal do estudo constituiu em verificar uma forma diferenciada de letramento através do método de base Linguística ou Psicolinguística, utilizando o gênero poema. Juntamente, buscou verificar se o gênero poema é adequado para a confecção de atividades que visem a aplicação desse método. Com relação ao delineamento teórico-metodológico da pesquisa adotou-se os pressupostos da pesquisa bibliográfica, isto é, baseou-se em material já publicado, constituído de livros, artigos e documentos oficiais do Ministério da Educação. As considerações teóricas sobre a alfabetização e letramento e os respectivos métodos encontram-se fundamentadas em Marcuschi (2009), Bakthin (2004), Bronckart (1998), Schneuwly e Dolz (1995), Ferreiro (1988), Soares (1998; 2003), Carvalho (2005), entre outros, e nos documentos oficiais do Ministério da Educação relacionados à legislação da alfabetização. O interesse deste estudo propõe-se a colaborar com pesquisas e modificações de procedimentos que cooperarão no estabelecimento de aprendizagens. Pretende, ainda, o debate sobre método e alfabetização que direcionam o ensino, dado que estes podem ser tidos como importantes instrumentos para estudo, uma vez que intervêm na obtenção de conhecimentos. Os conceitos que foram apresentados simbolizam o que há de mais relevante para um indivíduo ser capaz de dizer que está apto a ler qualquer texto por mais simples que seja. Os resultados da pesquisa apontam que o método Linguístico/Psicolinguístico, utilizando o gênero poema, pode ser uma boa escolha como suporte ao letramento.