REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Proposta de atividades de letramento com o método global linguístico-psicolinguístico através do gênero poema

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Paz, Dioni Maria dos Santos
dc.contributor.author Oliveira, Mariele de
dc.date.accessioned 2023-12-15T15:24:05Z
dc.date.available
dc.date.issued 2019
dc.date.submitted 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3043
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta como temática “Proposta de atividades de letramento com o método global Linguístico-Psicolinguístico através do gênero poema”. O objetivo principal do estudo constituiu em verificar uma forma diferenciada de letramento através do método de base Linguística ou Psicolinguística, utilizando o gênero poema. Juntamente, buscou verificar se o gênero poema é adequado para a confecção de atividades que visem a aplicação desse método. Com relação ao delineamento teórico-metodológico da pesquisa adotou-se os pressupostos da pesquisa bibliográfica, isto é, baseou-se em material já publicado, constituído de livros, artigos e documentos oficiais do Ministério da Educação. As considerações teóricas sobre a alfabetização e letramento e os respectivos métodos encontram-se fundamentadas em Marcuschi (2009), Bakthin (2004), Bronckart (1998), Schneuwly e Dolz (1995), Ferreiro (1988), Soares (1998; 2003), Carvalho (2005), entre outros, e nos documentos oficiais do Ministério da Educação relacionados à legislação da alfabetização. O interesse deste estudo propõe-se a colaborar com pesquisas e modificações de procedimentos que cooperarão no estabelecimento de aprendizagens. Pretende, ainda, o debate sobre método e alfabetização que direcionam o ensino, dado que estes podem ser tidos como importantes instrumentos para estudo, uma vez que intervêm na obtenção de conhecimentos. Os conceitos que foram apresentados simbolizam o que há de mais relevante para um indivíduo ser capaz de dizer que está apto a ler qualquer texto por mais simples que seja. Os resultados da pesquisa apontam que o método Linguístico/Psicolinguístico, utilizando o gênero poema, pode ser uma boa escolha como suporte ao letramento.
dc.language.iso 231128s2019####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Letramento
dc.subject Poemas
dc.subject Psicolingüística
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Proposta de atividades de letramento com o método global linguístico-psicolinguístico através do gênero poema
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M028


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples