Resumo:
Este estudo objetivou investigar como acontecem as relações entre a família e a escola, os desafios impostos e as possibilidades concretas da inclusão de crianças com TEA na escola regular, sob o olhar (percepção) da família. A inclusão na escola regular para crianças com TEA pode ser analisada a partir de vários aspectos e, que devem estar sempre presentes e integrados: o papel da escola, formação do professor, acessibilidade, recursos, adaptação do currículo, como também, a presença e a participação da família. A pesquisa inseriu-se em uma abordagem qualitativa de investigação tendo como delineamento, a pesquisa de campo. Como resultados, desvelou nas vozes das famílias, uma amostra aleatória, dos desafios e possibilidades concretas de inclusão de crianças com TEA que estão acontecendo na escola regular. Juntamente, ampliou conhecimentos sobre a legislação brasileira que determina a inclusão de crianças com TEA na escola regular e aprofundou conhecimentos científicos acerca do Transtorno do Espectro Autista – TEA, em crianças. Apesar de ser uma amostra relativamente pequena de famílias de crianças com TEA que participaram da pesquisa, os resultados demonstram claramente o que outros estudos, pesquisas e especialistas da área já manifestaram em nível nacional. As relações entre família e escola são afetadas diretamente pela forma como a escola oferta e se organiza com recursos materiais e humanos, com planejamentos adaptados e com professores e profissionais especializados. Conclui, portanto, segundo as falas dos familiares, a falta da inclusão escolar, manifestada através da ausência de monitores ou baixa capacitação dos mesmos, da ausência de formação especializada ou precária preparação dos professores da sala de aula regular, do profissional que atende no Atendimento Educacional Especializado, este que nem sempre está em interlocução com o professor da sala regular ou ainda, da inexistência do mesmo nas salas de AEE.