REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O uso de materiais manipuláveis para a compreensão do conceito de multiplicação, a partir da teoria dos campos conceituais

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Souza, Helenara Machado de
dc.contributor.author Pereira, Juliana de Oliveira
dc.date.accessioned 2021-08-04T18:30:51Z
dc.date.available
dc.date.issued 2018
dc.date.submitted 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1574
dc.description.abstract A pesquisa foi realizada devido as possíveis dificuldades encontradas na matemática referentes ao campo multiplicativo, voltados ao 3º ano do Ensino Fundamental, e a partir disso, apresentou-se o interesse de realizar este trabalho de conclusão de curso. Resultado de uma pesquisa realizada com uma turma de 16 alunos, estudantes de um 3º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal na Cidade de Cruz Alta. Este projeto teve por objetivo principal verificar as contribuições de materiais manipuláveis para a compreensão do conceito multiplicativo a partir da Teoria dos Campos Conceituais. E teve como base para sua fundamentação teórica estudos sobre a Teoria dos Campos Conceituais, desenvolvendo o referencial da seguinte forma; a Teoria dos Campos Conceituais; o Conceito do campo multiplicativo para o 3º ano conforme a legislação; a contribuição do uso de materiais manipuláveis para o aprendizado e as dificuldades de aprendizagem do conceito matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo é uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo e para sua elaboração, contou-se com uma abordagem de observação da turma. Em seguida foi realizado um pré-teste com os alunos, envolvendo situaçõesproblema voltadas ao campo multiplicativo, de acordo com a realidade e o andamento da turma. Após realizaram-se oficinas, as quais contaram com uso de materiais manipuláveis para a compreensão dos conceitos envolvidos, a fim de aprimorar e desenvolver tais habilidades. Assim houve a aplicação de um teste, para que por meio deste fosse possível constatar as possíveis contribuições assimiladas por meio do uso dos materiais manipulativos, emergindo então resultados comparativos, os que serviram para realizar análises dos resultados obtidos entre as situações. A partir disso, discutiram-se as possíveis contribuições estabelecidas na pesquisa sobre a Teoria dos Campos Conceituais fundada pelos pressupostos de Gerard Vergnaud, atrelada ao uso de materiais manipuláveis, a fim de aprimorar a compreensão do conceito de multiplicação, as quais evidenciaram resultados positivos.
dc.language.iso 200713#2018####bl##################por##
dc.subject Matemática - Ensino
dc.subject Ensino fundamental
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação
dc.title O uso de materiais manipuláveis para a compreensão do conceito de multiplicação, a partir da teoria dos campos conceituais
dc.type Arquivo digital
local.degree.date Unidade em Cruz Alta
local.degree.grantor Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
local.description.areasdoconhecimento M372.47


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples