REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A pedagogia histórico crítica como proposta de ensino nos anos iniciais e a metodologia dos 3MP: relato de experiência da prática de ensino no estágio supervisionado com uma turma do 3º ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Maurente, Viviane Maciel Machado
dc.contributor.author Mendes, Natieli Pinto
dc.date.accessioned 2021-08-04T19:21:02Z
dc.date.available
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1584
dc.description.abstract Essa pesquisa faz parte do trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia da UERGS, traz como problema a pedagogia histórico crítica como fundamento da prática pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma proposta de ensino, versando se é possível aplicá-la durante a docência no estágio supervisionado em uma turma do 3º ano do ensino fundamental. Tem como objetivo geral: Elaborar unidades didáticas tendo como referencial a teoria histórico crítica e a metodologia dos 3MP (momentos pedagógicos). E os objetivos específicos foram o de estudar a pedagogia histórico-crítica e a metodologia dos 3MP; elaborar unidades de ensino para o 3º Ano do Ensino Fundamental a partir da pedagogia histórico-crítica e aplicar as unidades didáticas a partir da metodologia dos 3MP. Essa pesquisa se constitui em abordagem qualitativa de cunho exploratória, descritiva de tipo pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu durante o período de estágio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Haideé Nascimento do município de Bossoroca/ RS, com a turma do 3º ano dos Anos Iniciais. O diário de campo da pesquisadora e as unidades didáticas foram os instrumentos de coleta de dados. A análise dos dados foi descritiva com triangulação dos dados (diário de campo, referências bibliográficas e relato de experiência da pesquisadora). Apesar do pouco tempo de estágio (duas semanas de docência) posso afirmar que a Pedagogia Histórico-Crítica juntamente com a metodologia dos três momentos pedagógicos contribuíram pedagogicamente no planejamento e organização das unidades didáticas, bem como o êxito de sua aplicação durante o estágio supervisionado em uma turma do 3º Ano dos do Ensino Fundamental.
dc.language.iso 210217s2020####bl#a###fr###########por#u
dc.subject Anos iniciais
dc.subject Ensino
dc.subject Pedagogia histórico-crítica
dc.subject Prática pedagógica
dc.subject Educação - Metodologia
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title A pedagogia histórico crítica como proposta de ensino nos anos iniciais e a metodologia dos 3MP: relato de experiência da prática de ensino no estágio supervisionado com uma turma do 3º ano do ensino fundamental
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.013


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples