dc.contributor.advisor |
Maurente, Viviane Maciel Machado |
|
dc.contributor.author |
Mendes, Natieli Pinto |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-04T19:21:02Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.date.submitted |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1584 |
|
dc.description.abstract |
Essa pesquisa faz parte do trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia da UERGS, traz como problema a pedagogia histórico crítica como fundamento da prática pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma proposta de ensino, versando se é possível aplicá-la durante a docência no estágio supervisionado em uma turma do 3º ano do ensino fundamental. Tem como objetivo geral: Elaborar unidades didáticas tendo como referencial a teoria histórico crítica e a metodologia dos 3MP (momentos pedagógicos). E os objetivos específicos foram o de estudar a pedagogia histórico-crítica e a metodologia dos 3MP; elaborar unidades de ensino para o 3º Ano do Ensino Fundamental a partir da pedagogia histórico-crítica e aplicar as unidades didáticas a partir da metodologia dos 3MP. Essa pesquisa se constitui em abordagem qualitativa de cunho exploratória, descritiva de tipo pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu durante o período de estágio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Haideé Nascimento do município de Bossoroca/ RS, com a turma do 3º ano dos Anos Iniciais. O diário de campo da pesquisadora e as unidades didáticas foram os instrumentos de coleta de dados. A análise dos dados foi descritiva com triangulação dos dados (diário de campo, referências bibliográficas e relato de experiência da pesquisadora). Apesar do pouco tempo de estágio (duas semanas de docência) posso afirmar que a Pedagogia Histórico-Crítica juntamente com a metodologia dos três momentos pedagógicos contribuíram pedagogicamente no planejamento e organização das unidades didáticas, bem como o êxito de sua aplicação durante o estágio supervisionado em uma turma do 3º Ano dos do Ensino Fundamental. |
|
dc.language.iso |
210217s2020####bl#a###fr###########por#u |
|
dc.subject |
Anos iniciais |
|
dc.subject |
Ensino |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Educação - Metodologia |
|
dc.subject |
Prática pedagógica |
|
dc.subject |
Pedagogia histórico-crítica |
|
dc.title |
A pedagogia histórico crítica como proposta de ensino nos anos iniciais e a metodologia dos 3MP: relato de experiência da prática de ensino no estágio supervisionado com uma turma do 3º ano do ensino fundamental |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M37.013 |
|