| dc.contributor.advisor | Maurente, Viviane Maciel Machado | |
| dc.contributor.author | Mendes, Natieli Pinto | |
| dc.date.accessioned | 2021-08-04T19:21:02Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2020 | |
| dc.date.submitted | 2020 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1584 | |
| dc.description.abstract | Essa pesquisa faz parte do trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia da UERGS, traz como problema a pedagogia histórico crítica como fundamento da prática pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma proposta de ensino, versando se é possível aplicá-la durante a docência no estágio supervisionado em uma turma do 3º ano do ensino fundamental. Tem como objetivo geral: Elaborar unidades didáticas tendo como referencial a teoria histórico crítica e a metodologia dos 3MP (momentos pedagógicos). E os objetivos específicos foram o de estudar a pedagogia histórico-crítica e a metodologia dos 3MP; elaborar unidades de ensino para o 3º Ano do Ensino Fundamental a partir da pedagogia histórico-crítica e aplicar as unidades didáticas a partir da metodologia dos 3MP. Essa pesquisa se constitui em abordagem qualitativa de cunho exploratória, descritiva de tipo pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu durante o período de estágio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Haideé Nascimento do município de Bossoroca/ RS, com a turma do 3º ano dos Anos Iniciais. O diário de campo da pesquisadora e as unidades didáticas foram os instrumentos de coleta de dados. A análise dos dados foi descritiva com triangulação dos dados (diário de campo, referências bibliográficas e relato de experiência da pesquisadora). Apesar do pouco tempo de estágio (duas semanas de docência) posso afirmar que a Pedagogia Histórico-Crítica juntamente com a metodologia dos três momentos pedagógicos contribuíram pedagogicamente no planejamento e organização das unidades didáticas, bem como o êxito de sua aplicação durante o estágio supervisionado em uma turma do 3º Ano dos do Ensino Fundamental. | |
| dc.language.iso | 210217s2020####bl#a###fr###########por#u | |
| dc.subject | Pedagogia histórico-crítica | |
| dc.subject | Ensino | |
| dc.subject | Anos iniciais | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Prática pedagógica | |
| dc.subject | Educação - Metodologia | |
| dc.title | A pedagogia histórico crítica como proposta de ensino nos anos iniciais e a metodologia dos 3MP: relato de experiência da prática de ensino no estágio supervisionado com uma turma do 3º ano do ensino fundamental | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M37.013 |