A pedagogia histórico crítica como proposta de ensino nos anos iniciais e a metodologia dos 3MP: relato de experiência da prática de ensino no estágio supervisionado com uma turma do 3º ano do ensino fundamental
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.
A pedagogia histórico crítica como proposta de ensino nos anos iniciais e a metodologia dos 3MP: relato de experiência da prática de ensino no estágio supervisionado com uma turma do 3º ano do ensino fundamental
Essa pesquisa faz parte do trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia da UERGS, traz como problema a pedagogia histórico crítica como fundamento da prática pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma proposta de ensino, versando se é possível aplicá-la durante a docência no estágio supervisionado em uma turma do 3º ano do ensino fundamental. Tem como objetivo geral: Elaborar unidades didáticas tendo como referencial a teoria histórico crítica e a metodologia dos 3MP (momentos pedagógicos). E os objetivos específicos foram o de estudar a pedagogia histórico-crítica e a metodologia dos 3MP; elaborar unidades de ensino para o 3º Ano do Ensino Fundamental a partir da pedagogia histórico-crítica e aplicar as unidades didáticas a partir da metodologia dos 3MP. Essa pesquisa se constitui em abordagem qualitativa de cunho exploratória, descritiva de tipo pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu durante o período de estágio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Haideé Nascimento do município de Bossoroca/ RS, com a turma do 3º ano dos Anos Iniciais. O diário de campo da pesquisadora e as unidades didáticas foram os instrumentos de coleta de dados. A análise dos dados foi descritiva com triangulação dos dados (diário de campo, referências bibliográficas e relato de experiência da pesquisadora). Apesar do pouco tempo de estágio (duas semanas de docência) posso afirmar que a Pedagogia Histórico-Crítica juntamente com a metodologia dos três momentos pedagógicos contribuíram pedagogicamente no planejamento e organização das unidades didáticas, bem como o êxito de sua aplicação durante o estágio supervisionado em uma turma do 3º Ano dos do Ensino Fundamental.