dc.contributor.advisor |
Severo, Rita Cristine Basso Soares |
|
dc.contributor.author |
Medeiros, Celi Cristina da Silveira |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-04T19:24:46Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.date.submitted |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1586 |
|
dc.description.abstract |
Este estudo voltou-se para a investigação sobre a Literatura no cotidiano da Educação Infantil na perspectiva das professoras de uma escola da rede municipal da cidade de São Luiz Gonzaga RS. O objetivo geral desse trabalho foi identificar quais práticas de leitura são realizadas nas salas de aula de Educação Infantil com alunos entre 4 e 5 anos. E, mais especificamente buscou-se perceber qual a visão do professor que atua na Educação Infantil sobre a prática de leitura. Buscou-se por meio da entrevista compreender como realmente ocorre a prática de leitura na sala de aula, e qual a visão do professor que atua na Educação Infantil, abordando questões por meio das quais fosse possível refletir a postura e o papel do professor com relação ao processo de leitura no início da vida escolar. Diante dos resultados obtidos na pesquisa, percebeu-se que o professor em sala de aula deve procurar recursos para despertar o interesse para a leitura em seus alunos, e tornar a sala de aula um lugar de agradáveis descobertas. Também se identificou o grande enfoque em atividades como cantigas de roda, construção de palavras relacionadas com suas imagens e parlendas. Portanto, é possível evidenciar que de fato a Educação Infantil, constitui-se como uma etapa privilegiada na qual os docentes devem possibilitar que as crianças participem de práticas pedagógicas que possibilitem o desenvolvimento da leitura em sua aprendizagem. |
|
dc.language.iso |
210218s2020####bl#####fr###########por#d |
|
dc.subject |
Literatura infantil |
|
dc.subject |
Formação de leitores |
|
dc.subject |
Educação infantil |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.title |
Reflexões sobre a literatura no cotidiano da educação infantil na perspectiva das professoras |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M372.3 |
|