Este estudo voltou-se para a investigação sobre a Literatura no cotidiano da Educação Infantil na perspectiva das professoras de uma escola da rede municipal da cidade de São Luiz Gonzaga RS. O objetivo geral desse trabalho foi identificar quais práticas de leitura são realizadas nas salas de aula de Educação Infantil com alunos entre 4 e 5 anos. E, mais especificamente buscou-se perceber qual a visão do professor que atua na Educação Infantil sobre a prática de leitura. Buscou-se por meio da entrevista compreender como realmente ocorre a prática de leitura na sala de aula, e qual a visão do professor que atua na Educação Infantil, abordando questões por meio das quais fosse possível refletir a postura e o papel do professor com relação ao processo de leitura no início da vida escolar. Diante dos resultados obtidos na pesquisa, percebeu-se que o professor em sala de aula deve procurar recursos para despertar o interesse para a leitura em seus alunos, e tornar a sala de aula um lugar de agradáveis descobertas. Também se identificou o grande enfoque em atividades como cantigas de roda, construção de palavras relacionadas com suas imagens e parlendas. Portanto, é possível evidenciar que de fato a Educação Infantil, constitui-se como uma etapa privilegiada na qual os docentes devem possibilitar que as crianças participem de práticas pedagógicas que possibilitem o desenvolvimento da leitura em sua aprendizagem.