| dc.contributor.advisor | Menti, Magali de Moraes | |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Natalie da Silva | |
| dc.date.accessioned | 2021-08-06T17:18:58Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.date.submitted | 2021 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1616 | |
| dc.description.abstract | A lei 10.639 de 2003 trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afrobrasileiras no Ensino Básico. Partindo da premissa de que o ensino desses temas depende da sua inclusão em cursos de formação docente, esta pesquisa buscou verificar se esta lei é de fato estudada nesses cursos. A presente investigação teve como objetivo levantar e analisar artigos publicados nos últimos cinco anos pertinentes ao estudo da lei 10.639/03 e suas recomendações nos cursos de formação docente. Para a contextualização da temática foram apresentados conceitos referentes ao ensino étnico-racial e a contextualização histórico-social da população negra no Brasil. A pesquisa de cunho bibliográfico fez uso da Análise de Conteúdo para verificar como cada artigo respondia a seguinte questão: A lei federal 10.639/03 é tema de estudo em cursos de formação docente? Após a leitura e análise dos artigos colhidos foi observado que há uma carência de trabalhos científicos referentes a supracitada lei, assim, como uma ineficiência na aplicação da mesma. | |
| dc.language.iso | 210315s2021####bl#####fr###########por#d | |
| dc.subject | Relações étnico-raciais | |
| dc.subject | Legislação | |
| dc.subject | Formação de professores | |
| dc.subject | Educação | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | Os desdobramentos da Lei 10.639 nos cursos de formação docente | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M371.13 |