REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Os desdobramentos da Lei 10.639 nos cursos de formação docente

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dc.contributor.advisor Menti, Magali de Moraes
dc.contributor.author Rodrigues, Natalie da Silva
dc.date.accessioned 2021-08-06T17:18:58Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1616
dc.description.abstract A lei 10.639 de 2003 trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Africana e Afrobrasileiras no Ensino Básico. Partindo da premissa de que o ensino desses temas depende da sua inclusão em cursos de formação docente, esta pesquisa buscou verificar se esta lei é de fato estudada nesses cursos. A presente investigação teve como objetivo levantar e analisar artigos publicados nos últimos cinco anos pertinentes ao estudo da lei 10.639/03 e suas recomendações nos cursos de formação docente. Para a contextualização da temática foram apresentados conceitos referentes ao ensino étnico-racial e a contextualização histórico-social da população negra no Brasil. A pesquisa de cunho bibliográfico fez uso da Análise de Conteúdo para verificar como cada artigo respondia a seguinte questão: A lei federal 10.639/03 é tema de estudo em cursos de formação docente? Após a leitura e análise dos artigos colhidos foi observado que há uma carência de trabalhos científicos referentes a supracitada lei, assim, como uma ineficiência na aplicação da mesma.
dc.language.iso 210315s2021####bl#####fr###########por#d
dc.subject Relações étnico-raciais
dc.subject Legislação
dc.subject Formação de professores
dc.subject Educação
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Os desdobramentos da Lei 10.639 nos cursos de formação docente
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.13


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