REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O uso do material dourado como recurso no ensino da adição e da subtração no primeiro ano do ensino fundamental: uma reflexão a partir dos livros didáticos

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Souza, Helenara Machado de
dc.contributor.author Gatto, Márcia Cristina
dc.date.accessioned 2021-08-09T16:42:32Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1643
dc.description.abstract Reconhecido não apenas por professores que trabalham com Matemática, como também por teóricos que estudam sobre o uso de materiais manipuláveis nos processos de ensino e de aprendizagem referentes a esta área do conhecimento na Educação Básica, o Material Dourado representa um importante recurso pedagógico. Partindo deste pensamento é que este Trabalho de Conclusão de Curso foi proposto, tendo como objetivo “Verificar se os livros disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático, proposto em 2019 (dois mil e dezenove), indicam o uso do Material Dourado para o ensino da adição e da subtração para o Primeiro Ano do Ensino Fundamental”. Este estudo foi realizado a partir dos pressupostos teóricos da pesquisa bibliográfica, tendo como objeto do estudo 12 (doze) dos 16 (dezesseis) livros didáticos selecionados pelo PNLD 2019, referentes a área do conhecimento denominada Matemática, visto que a pandemia da COVID 19, que vivemos atualmente, fez com que as escolas optassem por atividades remotas. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se uma ficha que possibilitou identificar nas obras analisadas elementos referentes ao tema deste estudo. Como respaldo teórico, foram utilizados estudiosos que pesquisam sobre as aplicações do Material Dourado como recurso didático, além dos documentos oficiais, Base Nacional Comum Curricular – BNCC e Referencial Curricular Gaúcho – RCG. Com o desenvolvimento desta pesquisa foi possível constatar que nem todos os livros didáticos analisados trazem o Material Dourado como uma proposta de recurso para o ensino de adição e subtração no Primeiro Ano do Ensino Fundamental, mas que isso não significa que estas obras não considerem relevante o uso de materiais manipuláveis neste processo, visto que outros materiais são indicados.
dc.language.iso 210316s2021####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Matemática - Ensino Fundamental - 1º ano
dc.subject Material Dourado
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title O uso do material dourado como recurso no ensino da adição e da subtração no primeiro ano do ensino fundamental: uma reflexão a partir dos livros didáticos
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M372.47


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples