REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A transição da educação infantil para o primeiro ano de alfabetização: descontinuidades e possibilidades

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Lutz, Armgard
dc.contributor.author Corrêa, Tauana Oliveira
dc.date.accessioned 2021-08-09T16:44:04Z
dc.date.available
dc.date.issued 2019
dc.date.submitted 2019
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1644
dc.description.abstract A pesquisa “A Transição da Educação Infantil para o primeiro Ano de Alfabetização: Descontinuidades e Possibilidades” problematizou a transição da educação infantil para os primeiros anos do Ensino Fundamental a partir do objetivo geral de identificar a intensidade da articulação entre o aspecto lúdico e o letramento tanto na educação infantil quanto no 1º. Ano. Comparando os objetivos dos dois níveis de ensino, investigou-se possíveis encaminhamentos para que esta transição ocorra sem fraturas tendo a criança como centro. A pesquisa foi desenvolvida em duas turmas de 1º. Ano em processo de alfabetização e em duas turmas de pré-escola, nível B, de duas escolas públicas do município de Cruz Alta- RS. A metodologia empregada foi a qualitativa, com caráter descritivo, por meio de observações durante cinco dias em cada turma, com registros no Diário do pesquisador; análise dos planejamentos das professoras e dos pareceres descritivos avaliativos dos alunos. O estudo foi realizado com base nas teorias de Janet Moyles, Regina Leite Garcia, Sonia Kramer, Tizuko Morchida Kishimoto, entre outros, além dos documentos legais vigentes. Os resultados apontaram descompasso em uma turma de educação infantil em que os objetivos da BNCC não são contemplados e nas turmas de 1º anos, a transição apresenta fraturas pois o brincar letrando é precário. Concluiu-se que há grandes benefícios de incorporar práticas de letrar brincando ou brincar letrando nas escolas. Tais práticas contribuem com a transição sem fraturas agudas da educação infantil para o primeiro ano do ensino fundamental, estabelecendo uma relação de continuidade entre os dois níveis da educação básica.
dc.language.iso 200713#########bl##################por##
dc.subject Educação infantil
dc.subject Alfabetização
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title A transição da educação infantil para o primeiro ano de alfabetização: descontinuidades e possibilidades
dc.type Arquivo digital
local.degree.date Unidade em Cruz Alta
local.degree.grantor Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
local.description.areasdoconhecimento M372.41


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples