O tema abordado nesta pesquisa constitui-se em pesquisar a constituição da identidade docente. Este trabalho traz a importância da formação de professores para a constituição da identidade, considerando as experiências como instrumento construtivo. Neste sentido, o problema que elaboramos para o estudo constitui-se em: de que forma dá-se a constituição da identidade docente dos acadêmicos do Curso de Pedagogia- Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul na Unidade Universitária de São Luiz Gonzaga. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo geral compreender como se dá a formação da identidade docente dos acadêmicos do Curso de Pedagogia-Licenciatura da Uergs na Unidade em São Luiz Gonzaga/RS, e como objetivos específicos questionar de que forma os acadêmicos constituem sua identidade docente, visando ainda, investigar como se dá a formação inicial destes acadêmicos, para poder assim, propor a luz dos resultados da pesquisa espaços de reflexão junto a estes acadêmicos sobre os elementos que compõe sua identidade docente. Logo, as ferramentas para a coleta dos dados foram à entrevista semiestruturada e a análise de cartas produzidas pelos pesquisados, e a análise dos dados deu-se por meio da categorização, elencando categorias que foram recorrentes nas falas das entrevistadas. Diante disso, é evidente que, o processo de constituição da identidade docente deve ocorrer de forma contínua e sistemática, partindo dos objetivos propostos, levando em consideração a autonomia e o desenvolvimento do aluno com o propósito de acompanhar as aquisições de informações do mesmo.