REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Influência do tempo e do tipo de armazenamento na qualidade fisiológica de sementes de milho crioulo var. bico de ouro.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Bernardo, Janaina Tauil
dc.contributor.author Domingues, Vitória da Silva
dc.date.accessioned 2021-08-11T21:02:24Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1728
dc.description.abstract O ambiente de conservação é essencial na manutenção da qualidade fisiológica das sementes, e dentro dele, a forma como é armazenada a semente e o tipo de embalagens são fatores determinantes no êxito deste processo. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito do ambiente e do período de armazenamento na qualidade fisiológica de sementes de milho. Foi utilizada a variedade crioula Bico de Ouro pertencente ao Banco Comunitário de sementes crioulas da UERGS – NEA Gaia com teor de água de 12%. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 4x4, com quatro repetições. Os fatores avaliados foram quatro tipos de armazenamento (sacola plástica na geladeira, garrafa PET na geladeira, garrafa PET a temperatura ambiente e garrafa PET no freezer) e quatro tempos de armazenamento (6, 8, 10 e 14 meses). A qualidade fisiológica das sementes conservadas foi mensurada a partir da avaliação dos testes de envelhecimento acelerado (EA), teste de frio (TF) e teste de germinação (TG). Os resultados mostraram interações altamente significativas (P<0.001) para todas as variáveis avaliadas. Dentre os tipos de embalagens testadas, a garrafa PET conservada à temperatura ambiente é a que mais perde qualidade fisiológica, se considerados os testes de EA (77%) e TF (37,5%) aos 14 meses de armazenamento. Quando considerado o TG, as percentagens mais baixas foram obtidas ao conservar durante 10 e 14 meses em condições de garrafa PET no freezer (85 e 87%, espectivamente). A conservação na garrafa PET na geladeira é a forma de armazenamento que promove a melhor manutenção (14 meses) da qualidade fisiológica das sementes de milho crioulo var. Bico de Ouro.
dc.language.iso 240326#2023####bl#####fr###########por#d
dc.subject Armazenamento
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Agronomia
dc.subject Sementes crioulas
dc.subject Grupo de agroecologia gaia
dc.subject Milho - Cultivo
dc.title Influência do tempo e do tipo de armazenamento na qualidade fisiológica de sementes de milho crioulo var. bico de ouro.
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M633.15
dc.description.additionalinformation Trabalho de Conclusão de Curso (monografia) apresentado ao curso superior de Agronomia (Bacharelado) na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, unidade universitária em Cachoeira do Sul, RS.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples