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A presente pesquisa versa sobre “o desenvolvimento de componentes socioemocionais como forma de prevenção ao bullying na escola: uma análise das competências gerais da BNCC". Teve como objetivo geral analisar se a Base Nacional Comum Curricular desenvolve competências socioemocionais como forma de precaução a questão do bullying nas escolas, sobretudo nas suas competências gerais. Juntamente, como objetivos específicos pretendeu: Aprofundar conhecimentos sobre a Base Nacional Comum Curricular explicitando as dez competências gerais propostas como necessárias para o desenvolvimento integral dos estudantes; compreender o conceito de competência e o que são competências socioemocionais propostas como necessárias para a educação do século XXI; conhecer, a partir de referencial teórico, o que é o bullying, o bullying na escola, seus tipos e consequências; analisar os aspectos socioemocionais presentes nas dez competências gerais da BNCC, tendo como matriz, modelos, teóricos e evidências científicas contemporâneas, verificando elementos possíveis de prevenção e combate ao bullying na escola. Metodologicamente, a pesquisa inserese em uma abordagem qualitativa de investigação, tendo como delineamento, a pesquisa documental. O objeto de estudo foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A sustentação teórica foi encontrada em Marin (2017), Zambianco (2020), Nakano (2019), Santos e Primi (2014), Instituto Ayrton Senna (2013), Cleo Fante (2012), Ana Beatriz Barbosa Silva (2010), a própria Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), bem como outros autores de igual relevância científica. Os resultados teóricos alcançados permitiram concluir que, para além de componentes cognitivos e de acordo com os modelos de competências socioemocionais CASEL e Big Five, as dez competências gerais da BNCC apresentam aspectos socioemocionais inseridos em cada uma das competências. Desse modo, constatou-se que essas competências se tornam elementos importantes de prevenção ao bullying ao serem desenvolvidas nas escolas, além de contribuírem para uma educação integral. |
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