REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O desenvolvimento de componentes socioemocionais como forma de prevenção ao bullying na escola: uma análise das competências gerais da BNCC

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dc.contributor.advisor Da Pieve, Maria da Graça Prediger
dc.contributor.author Silva, Maressa Maya Caneca da
dc.date.accessioned 2021-08-11T21:09:42Z
dc.date.available
dc.date.issued 2020
dc.date.submitted 2020
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1729
dc.description.abstract A presente pesquisa versa sobre “o desenvolvimento de componentes socioemocionais como forma de prevenção ao bullying na escola: uma análise das competências gerais da BNCC". Teve como objetivo geral analisar se a Base Nacional Comum Curricular desenvolve competências socioemocionais como forma de precaução a questão do bullying nas escolas, sobretudo nas suas competências gerais. Juntamente, como objetivos específicos pretendeu: Aprofundar conhecimentos sobre a Base Nacional Comum Curricular explicitando as dez competências gerais propostas como necessárias para o desenvolvimento integral dos estudantes; compreender o conceito de competência e o que são competências socioemocionais propostas como necessárias para a educação do século XXI; conhecer, a partir de referencial teórico, o que é o bullying, o bullying na escola, seus tipos e consequências; analisar os aspectos socioemocionais presentes nas dez competências gerais da BNCC, tendo como matriz, modelos, teóricos e evidências científicas contemporâneas, verificando elementos possíveis de prevenção e combate ao bullying na escola. Metodologicamente, a pesquisa inserese em uma abordagem qualitativa de investigação, tendo como delineamento, a pesquisa documental. O objeto de estudo foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A sustentação teórica foi encontrada em Marin (2017), Zambianco (2020), Nakano (2019), Santos e Primi (2014), Instituto Ayrton Senna (2013), Cleo Fante (2012), Ana Beatriz Barbosa Silva (2010), a própria Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018), bem como outros autores de igual relevância científica. Os resultados teóricos alcançados permitiram concluir que, para além de componentes cognitivos e de acordo com os modelos de competências socioemocionais CASEL e Big Five, as dez competências gerais da BNCC apresentam aspectos socioemocionais inseridos em cada uma das competências. Desse modo, constatou-se que essas competências se tornam elementos importantes de prevenção ao bullying ao serem desenvolvidas nas escolas, além de contribuírem para uma educação integral.
dc.language.iso 210210s2020####bl#####fr###########por#d
dc.subject Bullying na escola
dc.subject Competências socioemocionais
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title O desenvolvimento de componentes socioemocionais como forma de prevenção ao bullying na escola: uma análise das competências gerais da BNCC
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M371.5


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