Resumo:
Esta monografia tematiza a relação entre literatura e cinema em estratégias pedagógicas na formação do aluno leitor-espectador contemporâneo para concursos seletivos de ingresso ao Ensino Superior. O objeto de investigação são as provas 2017, 2018 e 2019 do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e de 2018, 2019 e 2020 do vestibular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e as obras literárias “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, “O Continente”, de Érico Veríssimo e “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector e suas respectivas produções cinematográficas. A partir da questão de pesquisa: "A relação cinema-literatura brasileira presentes em estudos teórico-práticos podem auxiliar na formação do leitor?", objetivou-se mostrar como obras literárias recorrentes nas provas e filmes transcodificados podem auxiliar na constituição do sujeito-leitor como uma necessidade de estímulo e busca para uma formação leitora efetiva e eficiente haja vista que elas, adaptadas ao cinema, podem, nas aulas de literatura do Ensino Médio, suscitar no expectador estímulos à curiosidade de ler e tomar conhecimento da obra que originou a adaptação literário-fílmica. Autores como CÂNDIDO (2004), CARDOSO (2011), ECO (2007), FERRAZ & CAVALCANTI (2006), ZILBERMAN (1998; 2008) constituem o aporte teórico. Como metodologia, fez-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de tipo exploratória, bibliográfica e audiovisual, com a proposição de ofertar estratégias com a transcodificação de obras literárias como estímulo para que o aluno leitor-espectador busque a leitura da obra que a originou, aguçando sua sensibilidade na ampliação de sua compreensão estética.