REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Marcas escolares em um estudante transgênero: um estudo biográfico

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dc.contributor.advisor Schefer, Maria Cristina
dc.contributor.author Santos, Amanda Pia dos
dc.date.accessioned 2021-08-20T18:05:11Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1739
dc.description.abstract Este estudo aborda as temáticas Gênero e Sexualidade, e tem como foco “a relação escola-estudante de um discente transgênero”. Como pano de fundo utiliza a Teoria Queer, popularizada no Brasil pela pesquisadora Guacira Lopes Louro. Numa abordagem qualitativa, com procedimento biográfico, a partir de um questionário e de uma entrevista narrativa, socializa-se aqui experiências escolares de um estudante, principalmente, em suas vivências no Ensino Fundamental. A pesquisa evidenciou: a) o despreparo e falta de seriedade de profissionais da escola, em que o participante foi aluno, para lidar com situações de bullying, praticado pelos colegas; b) omissão praticada pelos adultos que deveriam coibir a violência de gênero, impedindo, assim, que vivenciassem situações de vexame; c) falta de conhecimento teórico e legal dos profissionais da educação sobre gênero e sexualidade. A partir disso, é fundamental promover ações efetivas de formação docente sobre as temáticas Gênero e Sexualidade, o que inclui dar visibilidade a profissionais transgêneros no reforço positivo dessa categoria.
dc.language.iso 210813s2021####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Estudantes transgêneros
dc.subject Bullying na escola
dc.subject Identidade de gênero
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Marcas escolares em um estudante transgênero: um estudo biográfico
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M37:613.88


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