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Este estudo aborda as temáticas Gênero e Sexualidade, e tem como foco “a
relação escola-estudante de um discente transgênero”. Como pano de fundo
utiliza a Teoria Queer, popularizada no Brasil pela pesquisadora Guacira Lopes
Louro. Numa abordagem qualitativa, com procedimento biográfico, a partir de um
questionário e de uma entrevista narrativa, socializa-se aqui experiências
escolares de um estudante, principalmente, em suas vivências no Ensino
Fundamental. A pesquisa evidenciou: a) o despreparo e falta de seriedade de
profissionais da escola, em que o participante foi aluno, para lidar com situações
de bullying, praticado pelos colegas; b) omissão praticada pelos adultos que
deveriam coibir a violência de gênero, impedindo, assim, que vivenciassem
situações de vexame; c) falta de conhecimento teórico e legal dos profissionais
da educação sobre gênero e sexualidade. A partir disso, é fundamental promover
ações efetivas de formação docente sobre as temáticas Gênero e Sexualidade,
o que inclui dar visibilidade a profissionais transgêneros no reforço positivo dessa
categoria. |
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