REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Contos e lendas indígenas: a educação ambiental nos saberes tradicionais

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Schefer, Maria Cristina
dc.contributor.author Jesus, Michele Alves de
dc.date.accessioned 2021-08-20T18:10:31Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1740
dc.description.abstract O presente estudo teve como objetivo refletir sobre o trabalho com os saberes indígenas em sala de aula enquanto promotores da Educação Ambiental. O exercício empírico foi realizado a partir do Estágio Obrigatório dos Anos Iniciais do Curso de Pedagogia da Uergs, realizado numa turma de 2º ano de uma escola pública no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A pesquisadora organizou uma sequência de atividades didáticas com as seguintes narrativas: “Lenda da Erva Mate”, “a Lenda da Mandioca”, “a Lenda do Sol”, “a Lenda do Guaraná” e “a Lenda do Pirarucu.” Essas lendas foram vídeo-gravadas e postadas na plataforma digital da escola e, a partir delas, as crianças foram convidadas a refletir e a expressar seus entendimentos acerca do narrado. Em suma, fez-se uma pesquisa-ação, em que as devolutivas de atividades sugeridas no final de cada vídeo pela pesquisadora serviram de dados para a análise. O estudo revelou que o trabalho com lendas indígenas pode servir de disparador para reflexões positivas em relação aos povos indígenas e sua ligação responsável com a natureza.
dc.language.iso 210818s2021####bl#####fr###########por#d
dc.subject Lendas indígenas
dc.subject Educação ambiental
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Contos e lendas indígenas: a educação ambiental nos saberes tradicionais
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M37:504


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples