dc.contributor.advisor |
Schefer, Maria Cristina |
|
dc.contributor.author |
Jesus, Michele Alves de |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-20T18:10:31Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.date.submitted |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1740 |
|
dc.description.abstract |
O presente estudo teve como objetivo refletir sobre o trabalho com os saberes
indígenas em sala de aula enquanto promotores da Educação Ambiental. O
exercício empírico foi realizado a partir do Estágio Obrigatório dos Anos Iniciais do
Curso de Pedagogia da Uergs, realizado numa turma de 2º ano de uma escola
pública no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A pesquisadora organizou uma
sequência de atividades didáticas com as seguintes narrativas: “Lenda da Erva
Mate”, “a Lenda da Mandioca”, “a Lenda do Sol”, “a Lenda do Guaraná” e “a Lenda
do Pirarucu.” Essas lendas foram vídeo-gravadas e postadas na plataforma digital
da escola e, a partir delas, as crianças foram convidadas a refletir e a expressar
seus entendimentos acerca do narrado. Em suma, fez-se uma pesquisa-ação, em
que as devolutivas de atividades sugeridas no final de cada vídeo pela pesquisadora
serviram de dados para a análise. O estudo revelou que o trabalho com lendas
indígenas pode servir de disparador para reflexões positivas em relação aos povos
indígenas e sua ligação responsável com a natureza. |
|
dc.language.iso |
210818s2021####bl#####fr###########por#d |
|
dc.subject |
Lendas indígenas |
|
dc.subject |
Educação ambiental |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.title |
Contos e lendas indígenas: a educação ambiental nos saberes tradicionais |
|
dc.type |
Trabalho de conclusão e Relatório curricular |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M37:504 |
|