REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Problemas de aprendizagem mais comuns nos anos iniciais do ensino fundamental: Um estudo de caso no município de Osório, RS, Brasil

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Marcon, Gabrielli Teresa Gadens
dc.contributor.author Santos, Andressa da Costa dos
dc.date.accessioned 2021-08-23T18:54:15Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1748
dc.description.abstract O termo “problema de aprendizagem” é um designativo genérico que, uma vez elucidado, desvenda se os sintomas se caracterizam como uma “dificuldade” ou como um “transtorno”. Embora pareçam termos sinônimos, as dificuldades de aprendizagem se diferenciam dos transtornos de modo significativo; enquanto as primeiras têm origem emocional e são transitórias, os últimos têm origem neurobiológica e são duradouros. Apesar de parecer, distinguir uma dificuldade de um transtorno não é uma tarefa fácil, porque os sintomas são muito parecidos. Este trabalho teve como tema principal os problemas de aprendizagem e objetivou realizar um levantamento das dificuldades e transtornos de aprendizagem mais comuns nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi conduzida uma pesquisa no município de Osório, através da aplicação de um questionário online para profissionais psicopedagogos, psicólogos e professores. Os resultados revelaram que os problemas mais comuns de aprendizagem estão relacionados com leitura e escrita (associadas ou não com Dislexia) e com atenção/concentração (associadas ou não com TDAH). Independentemente dos problemas apontados serem dificuldades ou transtornos, os informantes concordaram que o engajamento e comprometimento familiar são parte importante do processo de desenvolvimento e melhora dos problemas de aprendizagem. Além disso, o diagnóstico e tratamento precoce também contribuem significativamente para a melhora dos sintomas.
dc.language.iso 210823s2021####bl#####fr###########por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Aprendizagem
dc.subject Dificuldade de aprendizagem
dc.subject Transtornos de aprendizagem
dc.subject Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH
dc.title Problemas de aprendizagem mais comuns nos anos iniciais do ensino fundamental: Um estudo de caso no município de Osório, RS, Brasil
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M373.3
dc.description.additionalinformation O capítulo 4 Resultados e Discussões foi suprimido deste trabalho conforme Termo de Entrega indicando esta restrição.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples