dc.contributor.advisor |
Marcon, Gabrielli Teresa Gadens |
|
dc.contributor.author |
Santos, Andressa da Costa dos |
|
dc.date.accessioned |
2021-08-23T18:54:15Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.date.submitted |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1748 |
|
dc.description.abstract |
O termo “problema de aprendizagem” é um designativo genérico que, uma vez elucidado, desvenda se os sintomas se caracterizam como uma “dificuldade” ou como um “transtorno”. Embora pareçam termos sinônimos, as dificuldades de aprendizagem se diferenciam dos transtornos de modo significativo; enquanto as primeiras têm origem emocional e são transitórias, os últimos têm origem neurobiológica e são duradouros. Apesar de parecer, distinguir uma dificuldade de um transtorno não é uma tarefa fácil, porque os sintomas são muito parecidos. Este trabalho teve como tema principal os problemas de aprendizagem e objetivou realizar um levantamento das dificuldades e transtornos de aprendizagem mais comuns nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foi conduzida uma pesquisa no município de Osório, através da aplicação de um questionário online para profissionais psicopedagogos, psicólogos e professores. Os resultados revelaram que os problemas mais comuns de aprendizagem estão relacionados com leitura e escrita (associadas ou não com Dislexia) e com atenção/concentração (associadas ou não com TDAH). Independentemente dos problemas apontados serem dificuldades ou transtornos, os informantes concordaram que o engajamento e comprometimento familiar são parte importante do processo de desenvolvimento e melhora dos problemas de aprendizagem. Além disso, o diagnóstico e tratamento precoce também contribuem significativamente para a melhora dos sintomas. |
|
dc.language.iso |
210823s2021####bl#####fr###########por#d |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH |
|
dc.subject |
Transtornos de aprendizagem |
|
dc.subject |
Dificuldade de aprendizagem |
|
dc.subject |
Aprendizagem |
|
dc.title |
Problemas de aprendizagem mais comuns nos anos iniciais do ensino fundamental: Um estudo de caso no município de Osório, RS, Brasil |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M373.3 |
|
dc.description.additionalinformation |
O capítulo 4 Resultados e Discussões foi suprimido deste trabalho conforme Termo de Entrega indicando esta restrição. |
|