REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Era uma vez... a contação de histórias na educação infantil formando leitores críticos

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Ramos, Lisiane Acosta
dc.contributor.author Gama, Alice Rejane da Silva
dc.date.accessioned 2021-08-23T18:55:28Z
dc.date.available
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1749
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso, tem como título “Era uma vez... a contação de histórias na Educação Infantil formando leitores críticos”, tem como objetivo analisar ações desenvolvidas durante o ano de 2018 e que tinham por finalidade o incentivo à leitura de forma lúdica e atrativa às crianças, dentro de uma perspectiva de construção de criticidade. Estas atividades ocorreram em um período de estágio extracurricular da autora em uma instituição de Educação Infantil do município de Tramandaí/RS. Por se tratar de uma instituição com muitos atrativos, foi surpreendente que uma simples leitura tenha chamado tanto a atenção das crianças. A partir desta vivência foi instituída a “Hora do Conto” e foram criados os materiais e recursos, que são apresentados nesta monografia, e que tinham a finalidade de dar suporte a esta ação. As propostas surgiram através de demandas da turma, tornando necessária a abordagem sobre valores e normas de conduta social, sempre respeitando a fase de desenvolvimento das crianças e fazendo o uso da ludicidade. Objetivou-se, ainda, propor novas vivências para a “Hora do Conto”, a serem desenvolvidas em oportunidades futuras. A metodologia utilizada na primeira parte da monografia foi o Relato de Experiência (RE) (JARA, 2012; DALTRO e FARIAS, 2019), enquanto para a segunda partiu-se para uma revisão narrativa (CORDEIRO et al., 2007) da literatura infantil brasileira. A partir desta revisão, selecionou-se obras para as quais foram elaboradas propostas de atividades pedagógicas para serem desenvolvidas na Educação Infantil em oportunidades futuras. Considerando a importância da leitura e sua atribuição à Educação Infantil, fica evidente a grande importância desta para o desenvolvimento das crianças nas práticas pedagógicas aproximando-se, pelo menos em parte, do que indicam as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil.
dc.language.iso 210823s2021####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Atividades lúdicas
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Hora do Conto
dc.subject Contação de histórias
dc.subject Educação infantil
dc.title Era uma vez... a contação de histórias na educação infantil formando leitores críticos
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M373.2


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples