Resumo:
[Introdução] O presente estudo apresenta a temática do desafio motivacional na Administração Pública. Isto porque, acredita-se que a motivação é um elemento fundamental quando se aborda o funcionamento das organizações. Acredita-se que nenhuma organização pode funcionar sem um certo nível de comprometimento e de esforço por parte dos seus membros (STONER; FREEMAN, 1982). Os estudos sobre administração criaram diversas teorias para explicar e compreender os fatores que influenciam a motivação para que os membros da organização tenham o desejo de executar eficazmente as funções que lhe são encarregues (NEWMAN, 1986). Consequentemente, os gestores são compelidos a avaliar, atentamente, o ambiente organizacional por forma a aferir o grau de interesse e empenho dos trabalhadores pelo trabalho. Um dos requisitos fundamentais para se captar o interesse dos trabalhadores pelas atividades que realizam é a motivação. Trabalhadores motivados constituem uma mais-valia para as organizações pois estão em condições de aplicar os seus conhecimentos e habilidades com vista a obter bons resultados. Importa neste quadro salientar que na história do pensamento organizacional, várias correntes abordaram acerca da motivação humana e sua influência no desempenho. Este debate iniciou com os teóricos da escola clássica da administração, representada por Frederick Taylor e Henry Fayol. Nesta os salários e pagamentos de incentivos eram vistos como fontes de motivação, baseadas no modelo de homem económico. Entretanto, quando surgiu a teoria das relações humanas, sendo seu principal expoente, Helton Mayo, os estudos da motivação passam a ser ligados ao comportamento dos indivíduos, em que se salienta que o salário e outros benefícios económicos não são fatores decisivos na satisfação do trabalhador (CHIAVENATO, 2003). Considerando que se pretende com o estudo fazer uma análise do desafio motivacional na administração pública, nomeadamente, a relação entre motivação no desempenho de funções e seus possíveis reflexos na eficiência e nos resultados dos serviços prestados pelos órgãos públicos, serão analisados os motivos associados ao empenho de servidores públicos e sua consequência na prestação de serviços. Neste sentido, será apresentado um panorama do cenário atual, através de uma leitura a partir do contexto histórico da máquina pública no Brasil. Também serão analisados aspectos contemporâneos da gestão pública e sua influência em fatores motivacionais no ambiente de trabalho em entidades ou órgãos públicos, por acreditar que a motivação está relacionada à qualidade de desempenho e esforços de seus colaboradores, constituindo a energia motriz para atingir os resultados desejados. Até porque conforme aponta Lobo (2003), o mundo está sendo atualmente marcado por cenários de constantes mudanças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que requerem das organizações um alto padrão de competitividade que se estenda a nível global. Para alcançar estes padrões de competitividade globais, as empresas precisam ter uma significativa capacidade de atrair, reter, motivar e desenvolver talentos profissionais. As organizações públicas, com suas devidas peculiaridades, também precisam seguir estas estratégias para maximizarem o seu desempenho.