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O presente trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo compreender as demandas
administrativas e pedagógicas encontradas e os desafios enfrentados pelos gestores escolares
frente a pandemia de COVID-19. A metodologia pautou-se numa perspectiva de uma
abordagem qualitativa, exploratória e descritiva nos conceitos baseados em Lüdke e André
(2007), Minayo (2007) e o método de caso em Gil (2008) e Yin (2005). Foi realizada uma
pesquisa de campo com diretoras e vice diretoras de quatro escolas públicas, sendo uma da
rede estadual e três pertencentes à rede municipal, todas localizadas no município de Osorio,
estado do Rio Grande do Sul. Os autores que foram os aportes neste estudo destacam-se
Libâneo (2004, 2013) e Luck (2000-2006) dentre outros autores conceituando gestão
democrática. Para a análise dos dados coletados com as gestoras escolares contou-se com as
contribuições Luck (2009) com referências de gestão escolar e sob a concepção de
planejamento de Vasconcellos (2012). Contudo, foram imprescindíveis artigos e trabalhos
sobre a gestão escolar frente a pandemia de COVID-19, tais como de Silva, Silva e Gomes
(2021), Gatti (2020), Lima, Azevedo e Nascimento (2020) Moraes (2020), e Diniz et al.
(2020). Considera-se que em tempo de pandemia, as gestoras escolares dentro de suas
peculiaridades em diferentes realidades de espaços e redes foram e estão sendo momentos
difíceis e desgastantes diante das mudanças nas rotinas. A partir da suspensão das aulas
presencias em virtude do fator pandêmico tiveram como desafios ir em busca das famílias
para que os alunos dessem continuidade às atividades e para que não perdessem o vínculo
com as escolas. Na perspectiva de um ensino remoto foi necessário o uso de meios
tecnológicos, formação de professores, tecnologias disponíveis na escola e acessíveis aos
alunos. Foi necessário também a construção e elaboração de materiais didáticos para serem
entregues de forma física. Neste sentido foi necessário um replanejamento curricular para
alcançar a diversidade de situações encontradas. Vivencia-se na educação problemáticas
sociais e educativas na perspectiva que muitos dos alunos não tem acesso aos meios
tecnológicos, problemas de acompanhamento e devolutivas das atividades propostas.
Percebe-se ainda dificuldades e desafios frente as demandas na tomada de decisões das ações
em curto espaço de tempo e as incertezas diante de tantos decretos governamentais
desencontrados. Contudo, as alternativas encontradas em suas estratégias de gestoras em
coletivo com os demais segmentos da comunidade escolar buscaram mobilizar seus saberes
e desenvolver a capacidade de aprender a aprender para interagir com um novo ambiente de
aprendizagem. |
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