REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Demandas e desafios dos gestores escolares frente à pandemia do Covid-19

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dc.contributor.advisor Schussler, Dolores
dc.contributor.author Calderão, Rodrigo Pecker Farias
dc.date.accessioned 2021-09-02T18:05:07Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1769
dc.description.abstract O presente trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo compreender as demandas administrativas e pedagógicas encontradas e os desafios enfrentados pelos gestores escolares frente a pandemia de COVID-19. A metodologia pautou-se numa perspectiva de uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva nos conceitos baseados em Lüdke e André (2007), Minayo (2007) e o método de caso em Gil (2008) e Yin (2005). Foi realizada uma pesquisa de campo com diretoras e vice diretoras de quatro escolas públicas, sendo uma da rede estadual e três pertencentes à rede municipal, todas localizadas no município de Osorio, estado do Rio Grande do Sul. Os autores que foram os aportes neste estudo destacam-se Libâneo (2004, 2013) e Luck (2000-2006) dentre outros autores conceituando gestão democrática. Para a análise dos dados coletados com as gestoras escolares contou-se com as contribuições Luck (2009) com referências de gestão escolar e sob a concepção de planejamento de Vasconcellos (2012). Contudo, foram imprescindíveis artigos e trabalhos sobre a gestão escolar frente a pandemia de COVID-19, tais como de Silva, Silva e Gomes (2021), Gatti (2020), Lima, Azevedo e Nascimento (2020) Moraes (2020), e Diniz et al. (2020). Considera-se que em tempo de pandemia, as gestoras escolares dentro de suas peculiaridades em diferentes realidades de espaços e redes foram e estão sendo momentos difíceis e desgastantes diante das mudanças nas rotinas. A partir da suspensão das aulas presencias em virtude do fator pandêmico tiveram como desafios ir em busca das famílias para que os alunos dessem continuidade às atividades e para que não perdessem o vínculo com as escolas. Na perspectiva de um ensino remoto foi necessário o uso de meios tecnológicos, formação de professores, tecnologias disponíveis na escola e acessíveis aos alunos. Foi necessário também a construção e elaboração de materiais didáticos para serem entregues de forma física. Neste sentido foi necessário um replanejamento curricular para alcançar a diversidade de situações encontradas. Vivencia-se na educação problemáticas sociais e educativas na perspectiva que muitos dos alunos não tem acesso aos meios tecnológicos, problemas de acompanhamento e devolutivas das atividades propostas. Percebe-se ainda dificuldades e desafios frente as demandas na tomada de decisões das ações em curto espaço de tempo e as incertezas diante de tantos decretos governamentais desencontrados. Contudo, as alternativas encontradas em suas estratégias de gestoras em coletivo com os demais segmentos da comunidade escolar buscaram mobilizar seus saberes e desenvolver a capacidade de aprender a aprender para interagir com um novo ambiente de aprendizagem.
dc.language.iso 210818s2021####bl##################por##
dc.subject Gestão escolar
dc.subject Covid-19
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Demandas e desafios dos gestores escolares frente à pandemia do Covid-19
dc.type Trabalho de conclusão e Relatório curricular
local.description.areasdoconhecimento M371.11


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