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Esta monografia versa sobre as práticas pedagógicas em ensino remoto na formação de leitores de uma escola em Osório nos Anos Iniciais de Ensino Fundamental, mas especificamente na compreensão de leitura e leitor, nas práticas pedagógicas significativas através da atuação do(a) professor(a) como mediador(a) na formação do leitor a partir de suas ações na escola em ensino remoto. Para isso, a compreensão da alfabetização e letramento e neste o literário. A metodologia se caracteriza como de abordagem qualitativa e de tipo descritivo-documental, também exploratória, de acordo a necessidade de compreender a realidade aqui analisada. Com o objetivo de investigar como as práticas pedagógicas podem incentivar a formação de leitores literários em um contexto de ensino remoto, fez-se a pergunta de pesquisa "Como acontece a formação de leitores literários em ensino remoto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola em Osório?". Para a interpretação dos dados, foi investida a Análise de Conteúdo no material didático-pedagógico postado pela "Professora A" para seus alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental. Para embasar teoricamente essa pesquisa foram utilizados como aporte teórico: Amarilha (2010), Britto (2015), Cosson (2014a, 2014b), Freire (1989, 2003), Kleiman (1989, 1995), Kleiman e Moraes (1999), Lajolo e Zilberman (2019), Lois (2010), Silva (1987), Soares (1998, 2003, 2009), (SILVA e TOMÉ, 2011), Souza (2012), Travaglia (1996). Para o aporte legal foram utilizados a Constituição Federal (CF, 1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN, 1996), Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1998), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), o Referencial Curricular Gaúcho (RCG, 2018). Além disso, também se cumpriu a proposição de pensar e considerar a formação de sujeitos leitores em atividades de ensino remoto como uma maneira de planejar novas estratégias pedagógicas na formação destes alunos como leitores, aproximando-os, de maneira digital, de obras literárias e oferecendo aos professores novas perspectivas do letramento literário na sala de aula virtual, em bibliotecas e estantes virtuais, a fim de contribuir na formação o letramento literário em que o texto está em destaque, agora a partir das plataformas digitais. |
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