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Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as metodologias de ensino na Educação de Jovens e Adultos
(EJA), tendo como referência para a reflexão o uso de projetos e a pesquisa como postura
epistemológica. É possível compreender que, ao se trabalhar com projetos que incentivam a pesquisa na
EJA pode-se produzir outros significados às experiências educacionais, permitindo também novos
processos de aprendizagem, não se restringindo ao vivenciado, apenas, em sala de aula. Para tanto, partese de pressupostos da pesquisa qualitativa e passa-se a produzir dados por meio de um questionário, que
foi respondido por uma professora de alfabetização da EJA, que atua no Litoral Norte gaúcho. Do ponto
de vista teórico buscou-se aporte em autores como: Saviani (2008-2010); Libâneo (1990); Hernadéz
(2000); Barbosa (2001); Brandão (2009); Freire (1981, 2006); Minayo (2009); Moll (2011) entre outros.
Como principais resultados, destaca-se que tudo aquilo que se preceituou como trabalho com os projetos
e pesquisa como postura epistemológica, apresentados nesse TCC, foi possível observar que a curiosidade, a criticidade, os questionamentos, a problematização, a contextualização da realidade, se fazem presentes nos dizeres da professora. Mas tudo isso, é só um pouco, uma parte, porque ela enuncia uma fala carregada dos princípios da EJA e dos sentidos de uma Educação Popular que tem o professor como educador. |
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