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O presente estudo aborda conteúdo sobre os saberes docentes no ensino de crianças com deficiência e tem o objetivo de compreender quais são as fontes de conhecimentos que orientam a prática pedagógica de docentes de uma escola pública do município de Capão da Canoa, com alunos com deficiência. Assim, conhecer as legislações de Educação Especial do Brasil, bem como as municipais se fizeram parte essencial para contextualizar a pesquisa. Ainda, é apresentado e utilizado as concepções de Maurice Tardif (2010) sobre saberes docentes para analisar e refletir acerca desse universo que compõe a prática pedagógica. Para tanto, a metodologia de pesquisa é a qualitativa com abordagem descritiva que assume a forma de estudos causais comparativos/estudos post facto. O instrumento para a coleta dos materiais foi uma entrevista semiestruturada com 10 perguntas elaboradas para três docentes dos anos iniciais de uma escola regular, que possuem alunos com deficiência em suas salas de aula. Desse modo, a pesquisa revelou que uma forma das professoras buscarem por novos saberes para integrar à prática pedagógica com alunos com deficiência, está ancorada, principalmente, na experiência profissional de outros docentes, ou seja, o diálogo com professores que estudam sobre educação inclusiva e que trabalham na mesma escola, são uma forma de orientar a prática e dar origem a novos saberes. |
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