REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Diversidade cultural e social na contação de histórias para o ensino fundamental - anos iniciais - em ensino remoto

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dc.contributor.advisor Azevedo, Gilmar de
dc.contributor.author Nascimento, Thaís da Silva
dc.date.accessioned 2021-09-06T00:52:34Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1783
dc.description.abstract Esta monografia versa sobre a “Contação de histórias no Ensino Fundamental - Anos Iniciais – em ensino remoto, com foco na diversidade cultural e social com histórias e atividades em sala de aula que podem proporcionar aos alunos conhecimentos e reflexões para, entre outras ações, respeitar o outro. Com o objetivo de analisar como as histórias que abordam temas sobre diversidade cultural e social são trabalhadas em sala de aula nos materiais dispostos para os alunos em ensino remoto, foi feita a questão de pesquisa "como a contação de histórias no Ensino Fundamental em seus Anos Iniciais aborda a diversidade cultural e social nos materiais didáticos usados em 2020 na modalidade ensino remoto em suas aulas pelo(a) mediador(a)?" Para as respostas, foram realizadas as etapas planejadas nos objetivos específicos: descrição das estratégias da contação de histórias utilizadas como ensino para a aprendizagem dos alunos nessa modalidade de ensino; do trabalho realizado em suas nuanças positivas e frágeis em considerando as condições que se apresentaram; sugestão de movimentos didático-pedagógicos para a contação de histórias a partir da realidade posta em momento de excepcionalidade devido à Covid-19, com a utilização das ferramentas de tecnologias educacionais. Para a realização utilizou-se a abordagem qualitativa, de tipo bibliográfica e descritiva-documental na forma de estudo de caso, o material didático. Para coleta de dados,utilizou-se o material didático postado pela "Professora T" para seus alunos de uma escola e turma que serviu, também, para sua análise e interpretação à luz da Análise de Conteúdo. Para embasar teoricamente essa pesquisa foram utilizados como aporte teórico: Abramovich (1994), Bamberger (1987), Carvalho (2012), Gadotti (1992), Silva (2011), Zilberman (2003). Para o aporte legal foi utilizada a Constituição Federal (CF), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Percebeu-se através dos materiais disponibilizados que não houve a contação de história, narrada pela “Professora T”, somente a utilização de materiais como textos e vídeos.
dc.language.iso 210822s2021####bl#a###fr###########por#d
dc.subject Contação de histórias - Anos iniciais
dc.subject Diversidade
dc.subject Ensino à distância
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Formação docente
dc.title Diversidade cultural e social na contação de histórias para o ensino fundamental - anos iniciais - em ensino remoto
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M028.6


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