dc.description.abstract |
"(i)mediações: encontros e experiências coletivas no espaço expositivo" apresenta
uma investigação poética que buscou aproximar artes visuais e educação. Para isso,
partiu-se da possibilidade poética dos encontros de mediação, o que levou à produção
de um jogo que promove uma ação mediativa de trocas coletivas em arte, propiciando
que os espaços expositivos possam ser lugares de encontros e experiências de
intervenção e criação por meio das relações dos múltiplos públicos visitantes. A
pesquisa empírica abarcou o que foi chamado de ações mediativas, na qual a ação
do encontro convoca os públicos a mudar sua posição de visitante-receptor para se
colocar em um papel ativo, construindo processos por meio do diálogo com seus
diversos pares. O embasamento teórico e artístico que fundamentou este estudo teve
como referência Luiz Camnitzer e Jorge Menna Barreto, que formam a importante
base para tratar das questões que relacionam educação e arte na produção de um
trabalho artístico, além de artistas e propositores da participação do público nas obras,
como Lygia Clark e Hélio Oiticica. No que tange à dimensão educativa do jogomediador, foram feitas relações com os objetos de aprendizagem poéticos (OAP) a
partir da pesquisa de Tatiana Fernández. A pesquisa, que teve sua poética
entrelaçada à dimensão educativa da mediação da arte, contribui para o campo à
medida em que registra as diferentes relações que os públicos produzem nos espaços
expositivos, fazendo com que se tornem parte integrante das exposições. |
|