"(i)mediações: encontros e experiências coletivas no espaço expositivo" apresenta uma investigação poética que buscou aproximar artes visuais e educação. Para isso, partiu-se da possibilidade poética dos encontros de mediação, o que levou à produção de um jogo que promove uma ação mediativa de trocas coletivas em arte, propiciando que os espaços expositivos possam ser lugares de encontros e experiências de intervenção e criação por meio das relações dos múltiplos públicos visitantes. A pesquisa empírica abarcou o que foi chamado de ações mediativas, na qual a ação do encontro convoca os públicos a mudar sua posição de visitante-receptor para se colocar em um papel ativo, construindo processos por meio do diálogo com seus diversos pares. O embasamento teórico e artístico que fundamentou este estudo teve como referência Luiz Camnitzer e Jorge Menna Barreto, que formam a importante base para tratar das questões que relacionam educação e arte na produção de um trabalho artístico, além de artistas e propositores da participação do público nas obras, como Lygia Clark e Hélio Oiticica. No que tange à dimensão educativa do jogomediador, foram feitas relações com os objetos de aprendizagem poéticos (OAP) a partir da pesquisa de Tatiana Fernández. A pesquisa, que teve sua poética entrelaçada à dimensão educativa da mediação da arte, contribui para o campo à medida em que registra as diferentes relações que os públicos produzem nos espaços expositivos, fazendo com que se tornem parte integrante das exposições.